FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO ACERCA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NESSE PROCESSO

Autores/as

  • Ioneide Coelho da Mata Araújo Universidad San Carlos, USC, Paraguai
  • Ivonei Gomes Marinho Universidad San Carlos, USC, Paraguai
  • Rozilane Gomes Marinho Universidad San Carlos, USC, Paraguai
  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0413-7798

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v13i2.325

Palabras clave:

Formação docente, Profissionalização docente, Gestor escolar

Resumen

O presente estudo analisa a gestão escolar e suas contribuições para a formação docente numa perspectiva democrática e participativa. Quanto aos objetivos específicos: a) Discutir os conceitos teóricos que tratam dos temas gestão escolar; entender processo de construção da identidade e profissionalização docente; b) conhecer como se dá o processo de legitimação da identidade docente e c) entender qual a percepção dos docentes a respeito de sua valorização. No entanto, tem-se como foco destacar a ideia de que a gestão escolar é uma realidade social e política onde a participação de cada membro é fundamental e, que os fatores que influenciam neste processo devem ser discutidos e analisados pelos membros da escola e da comunidade. Diante de tais perspectivas, evidenciou-se o seguinte problema: De que maneira a gestão escolar contribui no processo de formação e construção do sentimento da identidade e profissionalização de professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Alvarães/AM? Como delineamento metodológico, a pesquisa se caracteriza por ter uma abordagem qualitativa com investigação empírica, classificadas em bibliográfica e de campo. Quanto aos resultados a construção da identidade e profissionalização docente são processos complexos e contínuos, nos quais o gestor escolar desempenha um papel relevante, criando condições favoráveis ao desenvolvimento profissional dos docentes, oferecer suporte pedagógico, promover oportunidades de aprendizagem e valorizar a atuação dos professores. Portanto, conclui-se que, a identidade docente é entendida como uma edificação social, marcada por muitos elementos que se interagem.

Citas

ALARCÃO, I. (org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

CASTRO, A. M. D. A. Um salto para o futuro: uma solução na capacitação do professor? 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 1998.

DUBAR, C. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 351-367, maio/ago. 2012.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009.

GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas: Alínea, 2001.

GRACIA, M. M. A.; HYPOLITO, A. M.; VIEIRA, J. S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./abr. 2005.

GUIMARÃES, V. S. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas: Papirus, 2004.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. (org.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MALACRIDA, V. H.; BARROS, H. F. Ser professor no século XXI: representações sociais de professores. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.

PIRES, M. M. de S. Trabalho docente e desvalorização do profissional da educação no Brasil. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás Goiânia, Goiânia, 2021.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SOUZA, J. B. R. de; BRASIL, M. A. de J. S.; NAKADAKI, V. E. P. Desvalorização docente no contexto brasileiro: entre políticas e dilemas sociais. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), v. 1, n. 2, p. 59-65, maio/ago. 2017.

VEIGA, I. P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14. ed. Campinas: Papirus, 2002.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisas em administração. São Paulo: Atlas, 2012.

Publicado

2024-09-10

Cómo citar

ARAÚJO, I. C. da M.; MARINHO, I. G.; MARINHO, R. G.; CARNEIRO, S. N. V. FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO ACERCA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NESSE PROCESSO. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 59–70, 2024. DOI: 10.25190/rec.v13i2.325. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/325. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão de Literatura

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 > >>