FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO ACERCA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NESSE PROCESSO
DOI:
https://doi.org/10.25190/rec.v13i2.325Keywords:
Formação docente, Profissionalização docente, Gestor escolarAbstract
O presente estudo analisa a gestão escolar e suas contribuições para a formação docente numa perspectiva democrática e participativa. Quanto aos objetivos específicos: a) Discutir os conceitos teóricos que tratam dos temas gestão escolar; entender processo de construção da identidade e profissionalização docente; b) conhecer como se dá o processo de legitimação da identidade docente e c) entender qual a percepção dos docentes a respeito de sua valorização. No entanto, tem-se como foco destacar a ideia de que a gestão escolar é uma realidade social e política onde a participação de cada membro é fundamental e, que os fatores que influenciam neste processo devem ser discutidos e analisados pelos membros da escola e da comunidade. Diante de tais perspectivas, evidenciou-se o seguinte problema: De que maneira a gestão escolar contribui no processo de formação e construção do sentimento da identidade e profissionalização de professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Alvarães/AM? Como delineamento metodológico, a pesquisa se caracteriza por ter uma abordagem qualitativa com investigação empírica, classificadas em bibliográfica e de campo. Quanto aos resultados a construção da identidade e profissionalização docente são processos complexos e contínuos, nos quais o gestor escolar desempenha um papel relevante, criando condições favoráveis ao desenvolvimento profissional dos docentes, oferecer suporte pedagógico, promover oportunidades de aprendizagem e valorizar a atuação dos professores. Portanto, conclui-se que, a identidade docente é entendida como uma edificação social, marcada por muitos elementos que se interagem.
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