O USO DA LEITURA E DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO RECURSO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autores

  • Rozilane Gomes Marinho Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
  • Ivonei Gomes Marinho
  • Ioneide Coelho da Mata Araújo
  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v12i1.80

Palavras-chave:

Gêneros Textuais, Leitura, Língua Portuguesa

Resumo

O presente artigo aborda sobre o tema do uso da leitura e dos gêneros textuais como recurso no ensino da língua portuguesa em turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino. Neste sentido, verifica-se que, com o avanço da tecnologia e da internet, o ensinar tem se tornado um desafio constante em que o professor deve aliar os recursos disponíveis de modo a conquistar a atenção do aluno para o ensino das disciplinas, ainda mais em se tratando da língua portuguesa. Desta forma, o objetivo geral é abordar sobre a aplicabilidade dos diversos gêneros textuais no ensino da norma culta em turmas do quinto ano do Ensino Fundamental. Por se tratar de uma revisão de literatura, este artigo é de cunho quantitativo com características descritivas, tendo como base a pesquisa bibliográfica realizada em produções publicadas no período de 2014 a 2021, nas principais plataformas de busca online existentes. Isso é resultado da busca para se obter uma maior percepção acerca de como se tem dado o aprendizado e o desenvolvimento da habilidade de leitura, tendo em vista que tal habilidade é considerada uma das mais importantes devido ao fato de envolver diversificados métodos em sua aplicação, além de constatar se para o fim supracitado, os diversos gêneros textuais são eficientes.

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Publicado

15-06-2023

Como Citar

MARINHO, R. G.; MARINHO, I. G.; ARAÚJO, I. C. da M.; CARNEIRO, S. N. V. O USO DA LEITURA E DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO RECURSO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 26–32, 2023. DOI: 10.25190/rec.v12i1.80. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/80. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

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