LEITURA E ESCRITA: SISTEMA DE INTERAÇÃO HUMANA E SOCIAL

Autores

  • Antonio Eudes Mota Escola Dr. Edmilson Barros de Oliveira, EDEBO, Brasil
  • Cássio Marinho Campelo Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v11i2.65

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Dificuldades de Aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem por objetivo geral buscar discorrer sobre as dificuldades de aprendizagem em tomar posse da leitura e da escrita como sistema de interação social e humana. O que se propõe é conhecer quais são as razões encontradas no contexto escolar que dificultam o aprendizado dos discentes? Além de promover aos docentes subsídios teóricos que venham tornar mais resistente a práxis pedagógica facultando assim uma contribuição de acordo com a intensidade de aprendizagem de cada discente. Dessa forma, distinguir leitura e escrita como primordial para o exercício da cidadania é entender que ambas estão intrinsecamente ligadas e indissociáveis, e mais, sua constante atividade institui a comunicação com o mundo modificando o indivíduo que lança mão de um agente de conhecimentos. Para fundamentação teórica consultamos alguns autores como: Brougère (1998), Cagliari (1995), Coelho (1991), Morais (2002) e outros que nos deram suportes necessários para construção desse artigo.

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Publicado

28-02-2023

Como Citar

MOTA, A. E.; CAMPELO, C. M. LEITURA E ESCRITA: SISTEMA DE INTERAÇÃO HUMANA E SOCIAL. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 37–43, 2023. DOI: 10.25190/rec.v11i2.65. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/65. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão de Literatura

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