O CINEMA E A LITERATURA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO, REFLEXÃO E DEBATE JURÍDICO

Autores

  • Mateus de Sousa Lima Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil
  • Douglas Verbicaro Soares Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil

Palavras-chave:

República, Ordem jurídica, Estado, Relações internacionais

Resumo

O atual mundo midiático e o avanço tecnológico crescentes se tornaram permanentes na vida das novas gerações, levando-as ao desenvolvimento de novas habilidades por meio das suas múltiplas linguagens. Neste sentido, a própria educação se torna alvo de novos questionamentos quanto às suas estratégias pedagógicas de ensino para aplicar e difundir diferentes temas, em uma linguagem que atraia esses públicos. Com isto, o objetivo desta investigação é abordar como o cinema e a literatura contribuem para o aprendizado no campo do Direito. Considerando necessária uma abordagem destas metodologias alternativas para demonstrar como estes meios alternativos podem ajudar na prática educacional e utilizados como instrumento no aprendizado e questionamento jurídico. No presente estudo será utilizado, como métodos de elaboração, as pesquisas bibliográficas, os artigos científicos, com os métodos explicativo e qualitativo. Concluiu-se que os resultados desta investigação demonstraram que o enfoque em narrativas visuais e literárias pode possibilitar a submersão, de forma profunda, em pautas sociais, permitindo ir muito além das percepções e aparências sociais externas mais superficiais.

Biografia do Autor

Mateus de Sousa Lima, Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil

Acadêmico do curso de direito da Universidade Federal de Roraima.

Referências

ALBUQUERQUE, P. A. de M. O jogo dos espelhos: relações sociais de produção de sentido no Direito e n’Arte. In: CUNHA FILHO, F. H. et al. (org.). Direito, Arte e Cultura. Fortaleza: Sebrae, 2008. p. 97-106.

BAVA, A. C.; COSTA, D. I. P. da. O lugar dos jovens na história brasileira. In: BAVA, A. C.; PÁMPOLS, C. F.; CANGAS, Y. G. (org.). Jovens na America Latina. São Paulo: Escrituras Editora, 2004.

BERNADET, J.-C. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, set. 1972.

CANDIDO, A. et al. Literatura e sociedade. Rio de janeiro: Ouro Sobre Azul, 2000.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários Escritos. 5. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2011. p. 171-193.

CASTRO, M. D. de et al. Cinema como ferramenta de ensino: entretenimento e fruição, por um cinema inteligente. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 10., 2011. Anais [...]. Boa Vista: Intercom, 2011.

CHUEIRI, V. K. Direito e literatura. In: BARRETO, V. de P. (coord.). Dicionário de filosofia do direito. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

ECO, U. Sobre algumas funções da literatura. In: ECO, U. Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 9-21.

GAAKEER, J. (Con)temporary Law. European Journal of English Studies, v. 11, abr. 1997.

GODOY, A. S. de M. G. Direito e Literatura: Anatomia de um desencanto: Desilusão jurídica em Monteiro Lobato. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2002.

GOMES, A. R. Graphic novel HITOMI: uma análise visual. 2018. 35 f. Monografia (Especialização em Narrativas Visuais) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

HARRIS, M. Cenas de uma Revolução: O Nascimento da Nova Hollywood. São Paulo: LPeM, 2011.

LUHMANN, N. A Realidade dos Meios de Comunicação. São Paulo: Paulus, 2005.

MAINGUENEAU, D. Discurso literário. São Paulo: Contexto, 2006.

MASCARELLO, F. História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.

MODRO, N. R. O mundo jurídico no cinema. Blumenau: Nova Letra, 2009.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2000.

NAPOLITANO, M. A história depois do papel. In: PINSKY, C. B. (org.). Fontes Históricas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

PEARSON, R. "Early cinema" e "Transitional cinema". In: SMITH, G. N. (org.). The Oxford history of world cinema. Oxford: Oxford University Press, 1996. p. 13-42.

PINHEIRO, G. B. A. Diálogos entre direito e literatura. o grande sertão: veredas: “EXISTE É HOMEM. TRAVESSIA”. 2007. 45 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

ROSACK, T. A Contracultura: reflexões sobre a sociedade tecnocrática e a oposição juvenil. Petrópolis: Vozes, 1972.

SABADIN, C. A história do cinema para quem tem pressa. 1. ed. Rio de Janeiro: Valentina, 2018.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SCHWARTZ, G. A Constituição, a Literatura e o Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

SIQUEIRA, A. B. P. de. Notas sobre direito e literatura: o absurdo do direito em Albert Camus. Florianópolis: Ed. da UFSC: Fundação Boiteux, 2011.

SOARES, M. H. A Literatura e a Formação em Comunicação no contexto da Cultura Digital. Revista de Estudos Universitários – REU, Sorocaba, v. 43, n. 2, p. 295-307, dez. 2017.

STRECK, L. L.; TRINDADE, A. K. (org.). Direito e Literatura: da realidade da ficção a ficção da realidade. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

TRINDADE, A. K.; BERNSTS, L. G. O estudo do direito e literatura no Brasil: surgimento, evolução e expansão. Anamorphosis: Revista Internacional de Direito e Literatura, v. 3, n. 1, p. 225-248, 2017.

TRINDADE, A. K.; GUBERT, R. M.; COPETTI NETO, A. (org.). Direito & Literatura: reflexões teóricas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

VERBICARO SOARES, D. 10 canciones brasileñas: ejemplos para la concientización social en el país sobre la homosexualidad. Revista Direitos Culturais, Santo Ângelo, v. 14, n. 33, p. 105-133, 2019.

VERBICARO SOARES, D.; CRUZ, R. E. A. Históricas influências artísticas na formação de ideário sobre a orientação homossexual na sociedade brasileira. Revista Pensamento Jurídico, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 281-307, 2018.

VERBICARO SOARES, D.; HERRERO UÑA, M. Las 13 obras empleadas como mecanismos de sensibilización social sobre género y la diversidad sexual. Revista Di@logus, v. 8, n. 3, p. 25- 41, 2019.

ZAMBONI, S. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

Downloads

Publicado

20-09-2023

Como Citar

Lima, M. de S., & Soares, D. V. (2023). O CINEMA E A LITERATURA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO, REFLEXÃO E DEBATE JURÍDICO. Revista De Direito & Desenvolvimento Da UniCatólica, 6(1), 11–26. Recuperado de http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rdd/article/view/136