Sobre a Revista

Qualis Capes: B3.

 

Foco e Escopo

 

Revista de Direito & Desenvolvimento da UNICATÓLICA tem como compromisso a difusão de pesquisas de professores doutores e pesquisadores, autores nacionais e internacionais, nas seguintes linhas: 1 – Constituição, Democracia e Acesso à Justiça; 2 – Direitos Sociais, Desenvolvimento e Estudos decoloniais; 3 – Conflitos Socioambientais, Rurais e Urbanos; 4 – Direitos Culturais, Regionalismo e Semiárido; 5 – Relações Igreja, Estado e Desenvolvimento Regional. Os artigos submetidos à Revista de Direito & Desenvolvimento da UNICATÓLICA devem estar alinhadas com os princípios e valores institucionais, assim como devem corroborar com sua missão institucional que é “Educação superior à luz dos valores cristãos, éticos e humanos de forma inovadora e sustentável”.

O escopo da revista é a divulgação de artigos científicos, bem como a de relatórios inéditos de pesquisa, sobre temas pertinentes aos eixos temáticos acima citados, auxiliando na composição de conhecimentos jurídicos comprometidos com a realidade atual, sobretudo a regional, no que concerne à temática Direito e Desenvolvimento e suas áreas afins.

  • Revista de Direito & Desenvolvimento da UNICATÓLICA aceita para publicação trabalhos que devem seguir as orientações das seguintes seções: a) Artigos Originais; b) Artigos de Revisão de Literatura; e c) Relatos de Experiência.
  • Revista de Direito & Desenvolvimento da UNICATÓLICA não publica mais que 1 (um) artigo do mesmo autor no mesmo ano (volume), para evitar a endogenia. Esse procedimento visa aumentar o número de temas e de colaborações oriundas de autores externos, nacionais e internacionais.
  • Cada trabalho pode ter, no máximo, 4 (quatro) autores por artigo, sendo obrigatória a presença de um autor com titulação mínima de doutor.
  • Artigos resultantes de dissertações de mestrado ou teses de doutorado podem ter, no máximo, 2 (dois) autores.

 

Políticas de Seção

 

Artigos originais

Resultado de pesquisa primária, de natureza empírica, experimental ou conceitual, com metodologia bem delineada, discussão aprofundada e interface com a literatura científica nacional e internacional, tendo no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências).

Revisão de literatura

Avaliação crítica sistematizada da literatura sobre temas específicos, que auxiliem na compreensão e explicação da temática, a partir da análise de estudos primários e apresentando conclusões, tendo no mínimo 10 páginas e no máximo 16 páginas (incluindo resumo, quadros, figuras e referências).

Relatos de experiência

Descrições de experiências acadêmicas ou situações práticas (ensino, assistência, pesquisa e/ou gerenciamento), nas quais sejam apresentadas as intervenções realizadas e sua eficácia, considerando a temática de interesse para a atuação profissional, tendo no mínimo 6 páginas e no máximo 10 páginas (incluindo resumo, desenvolvimento e referências).

Outros

Revista de Direito & Desenvolvimento da UNICATÓLICA também publica seções de entrevistas e jurisprudência comentada e anotada, contemplando decisões relevantes por intermédio de uma análise crítica de seus julgados (sentenças, ementas e acórdãos).

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos são direcionados à avaliação por pares pelo método Double Blind Review, sendo realizada por consultores “ad hoc”, cujos nomes permanecerão em sigilo durante todo processo editorial. Esses consultores terão autoridade para decidir sobre a pertinência do texto, podendo inclusive, solicitar que sejam feitas alterações necessárias e/ou para que sejam adequados às normas editoriais da revista. Os nomes dos autores também permanecem ocultos até a publicação do artigo.

Consiste nas seguintes fases de avaliação:

  1. Triagem: os artigos, assim que recebidos, são verificados pela comissão editorial quanto a sua estrutura e tema em detrimento do foco e escopo da revista e suas normas, assim como às normas éticas nacionais e internacionais. Pode resultar no arquivamento ou no prosseguimento.
  2. Detecção de plágio: os artigos são submetidos a busca por plágio através do sistema Plagiarism Search, sendo arquivadas as publicações nas quais índices consideráveis de plágio for detectado. Em caso de comprovação da originalidade da produção, este seguirá para avaliação.
  3. Avaliação cega por pares: caso o artigo esteja dentro do foco e escopo da revista, assim como das políticas de cada seção, este será encaminhado a pelo menos 2 avaliadores sem que estes tenham conhecimento da autoria do artigo. Resulta em um parecer que aconselha a editora-chefe a: aceitar para publicação, recusar, indicar submissão à outra revista ou solicitar revisões ao autor (que após a efetuação das devidas revisões, leva a uma nova rodada de avaliação pelos avaliadores que indicaram a revisão).
  4. Decisão editorial: fase final de avaliação que consiste na análise dos pareceres emitidos. Pode resultar no encaminhamento do artigo para edição e publicação ou no arquivamento da submissão.

O prazo para devolutiva aos autores será de 6 (seis) semanas a partir do início do processo.

Os artigos são julgados quanto:

1 - ASPECTO FORMAL: atualidade, originalidade, relevância e abrangência; coerência entre o título e a escrita do trabalho; clareza o objetivo; coerência entre objetivo, metodologia e conclusões; discussão do tema; resumo e as palavras-chave; e redação.

Em caso de conflito de parecer, um terceiro avaliador será designado, mantendo a decisão de 2/3 sobre 1/3.

2 - REFERÊNCIAS E CITAÇÕES: adequação às normas da revista; listagem de autores presentes no corpo do texto; atualidade das referências; e suficiência das referências.

O processo editorial da Revista Expressão Católica, desde a submissão do material escrito até a sua aprovação para publicação, envolve diversas partes: autor(es), editor, corpo editorial, pareceristas, equipe editorial, revisores, tradutores e diagramadores – assim, mostra-se indispensável o cumprimento das normas éticas aplicadas pelo periódico em todas as fases do processo editorial.

 

Periodicidade

A partir de 2022 é Publicação Contínua.

A publicação contínua refere-se a publicação de dois números, de forma semestral, nos meses de junho e dezembro. A publicação ocorrerá em blocos de artigos aprovados por pareceristas e logo após que revisados, normalizados e realizadas as adequações.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Custos

A Revista Expressão Católica se responsabiliza integralmente pelo custeio dos trabalhos aprovados para publicação.