DEPRESSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.25190/rec.v11i2.79Keywords:
Depressão, Ambiente Escolar, Saúde MentalAbstract
A depressão é um dos maiores problemas enfrentados pela saúde global, causando um grande impacto na vida das pessoas e de seus familiares, trazendo consigo uma elevada demanda dos serviços de saúde. O presente trabalho expõe sobre a depressão no ambiente escolar, voltando-se para a compreensão do transtorno em estudantes adolescentes e como a escola tem se posicionado frente a esse problema. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e o método utilizado para a coleta de dados deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica. Foram utilizados como fontes de pesquisa livros e artigos que apresentassem em sua discussão considerações sobre a depressão dentro do ambiente escolar. Desse modo, serão apresentados dados qualitativos e quantitativos encontrados na literatura sobre a depressão dentro do contexto educacional, as principais causas e como o transtorno afeta o desempenho escolar. Os resultados obtidos através da análise da literatura sobre o tema, mostrou a prevalência de sintomas depressivos em adolescentes do sexo feminino e masculino em idade escolar, observou-se também que existem vários fatores ligados a depressão, como pressão por conta da sua vida escolar, preocupação com relação ao futuro e conflitos familiares, prejudicando assim seu desempenho na escola, além disso, foi possível perceber também a dificuldade dos professores em diferenciar comportamentos depressivos de dificuldades escolares como falta de concentração e que os mesmos não possuem preparo para intervir de forma eficaz diante de um aluno depressivo.
References
AZAMBUJA, E. B. de; ZWIRTES, M. A depressão na adolescência: refletida no ambiente escolar. MoEduCiTec, 2017. Disponível em: https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/moeducitec/article/view/8393. Acesso em: 10 set. 2022.
BAPTISTA, M. N. et al. Sintomatologia depressiva, atenção sustentada e desempenho escolar em estudantes do ensino médio. Psicologia escolar e educacional, v. 10, p. 99-108, 2006.
CARNEIRO, S. N. V. Atuação do profissional psicólogo: uma revisão sobre atendimentos virtuais durante a pandemia de Covid-19. Revista Expressão Católica Saúde, v. 6, n. 2, p. 17-28, 2021.
CORTEZ, M. V. D. de M. Depressão infantil no contexto escolar: uma visão comportamental. 2005. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.
DAMIÃO, N. F. et al. Representações sociais da depressão no ensino médio: um estudo sobre duas capitais. Psicologia & Sociedade, v. 23, p. 114-124, 2011.
ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. São Paulo: Artmed, 2014.
FARIA, N. C.; RODRIGUES, M. C. Promoção e prevenção em saúde mental na infância: implicações educacionais. Psicol. educ., São Paulo, n. 51, p. 85-96, 2020.
GALVÃO, J. de A. et al. A importância do psicólogo escolar na comunidade escolar: um estudo comparativo. Integración Académica en Psicología, v. 7, n. 19, p. 56-67, 2019.
JATOBÁ, J. D.; BASTOS, O. Depressão e ansiedade em adolescentes de escolas públicas e privadas. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 56, p. 171-179, 2007.
OLIVEIRA, C. B. E. de; MARINHO-ARAÚJO, C. M. Psicologia escolar: cenários atuais. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 9, n. 3, p. 648-663, 2009.
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. São Paulo: Artmed, 2013.
SILVA, M. R. da. Depressão na estratégia de saúde da família. Revista Interdisciplinar em Gestão, Educação, Tecnologia e Saúde-GETS, v. 4, n. 1, 2021.
SOUZA, S. C. de; RODRIGUES, T. M. Depressão infantil: considerações para professores da educação básica. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 34326-34338, 2020.
THEODORO, C. C.; RICCI NETA, M. L. C. Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola. ACTIO: Docência em Ciências, v. 1, n. 1, 2020.
TOMÉ, G. M. Q. et al. Promoção da saúde mental nas escolas: Projeto ES´COOL. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, v. 8, n. 1, p. 173-184, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Expressão Católica
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.