PSICOLOGIA EDUCACIONAL E PSICOLOGIA ESCOLAR: ATUAÇÕES POSSÍVEIS

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Palavras-chave:

Psicologia educacional, Psicologia escolar, Atuação possível

Resumo

A educação é um processo sociocultural de obtenção e construção de conhecimentos, que acontece ao decorrer da vida. A psicologia se relaciona com a educação, uma vez que se propõe a compreender os processos educacionais, o ambiente escolar e o desenvolvimento dos atores envolvidos, a partir da Psicologia Educacional e Escolar. Com isso, este texto apresenta estudo acerca da contextualização de forma didática, a compreensão da psicologia educacional como uma área da psicologia e conhecer a psicologia escolar como uma subárea da psicologia educacional, por meio de referenciais sobre a viabilização das possibilidades de atuação crítica da Psicologia no contexto educacional e escolar. Trata-se de um estudo bibliográfico, construído a partir de materiais teóricos que abordam a Educação, a Psicologia e suas possíveis interações na construção de conhecimentos e na prática escolar. Diante disso, foi possível compreender que o profissional psicólogo, no contexto da educação, desenvolve saberes sobre os processos educacionais e, no âmbito escolar, exerce uma prática que contribui no cuidado em saúde mental a partir da coletividade, trabalhando as relações interpessoais, a afetividade, estimulando ações críticas e humanizadas. Desse modo, conclui-se que o psicólogo possui papel importante no campo da educação, seja como construtor de novos saberes ou como agente ativo e crítico nas instituições de ensino.

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Publicado

18-06-2024

Como Citar

NUNES, A. dos S.; GUERREIRO, M. G.; LACERDA, C. R. PSICOLOGIA EDUCACIONAL E PSICOLOGIA ESCOLAR: ATUAÇÕES POSSÍVEIS. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 51–58, 2024. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/814. Acesso em: 22 dez. 2024.

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