A PERSPECTIVA DOS EDUCADORES SOBRE O USO DA LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO MEDIADOR PARA ABORDAGEM DA MORTE

Autores

  • Hávila Raquel do Nascimento Gomes Brito Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil
  • Cândida Maria Farias Câmara Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0405-4463
  • Anice Holanda Nunes Maia Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil
  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0413-7798

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v13i1.327

Palavras-chave:

Infância, Morte, Educação, Literatura infantil

Resumo

A literatura infantil se apresenta como recurso mediador de temas tratados socialmente como tabus, sendo a morte parte dessa categoria. Nesse sentido, o estudo em questão buscou analisar a perspectiva dos educadores sobre o uso da literatura infantil como recurso mediador para abordagem da morte com crianças no ambiente escolar. Esta é uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva, de caráter qualitativo. Teve como campo uma instituição escolar filantrópica. A amostra foi composta por dez educadores, com os quais foram realizados três Grupos Focais, com duração de 1 hora e 30 minutos cada. Nos grupos, foram abordados tópicos como a abordagem da morte com crianças e o uso da literatura infantil nesse diálogo. Para melhor interlocução entre os participantes, foram utilizados oito livros infantis que retratavam a morte. A análise dos dados foi realizada pela técnica de análise de conteúdo de Bardin, tendo computado em três categorias. Como resultados, foi possível averiguar que os educadores analisam o diálogo desse tema como difícil. Constatou-se que, antes de ter o contato com a literatura especialista no tema, os participantes consideravam o retrato da morte nos livros infantis – clássicos – como vago, consequentemente não viam a possibilidade de uso deles. Após o contato com os livros, ponderaram ser executável o uso deles na escola e pensaram em formas de inseri-los. Por fim, conclui-se que é necessária a realização de pesquisas nessa temática, para instigar a sociedade à reflexão sobre isso, bem como disseminar informações a esse respeito.

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Publicado

18-06-2024

Como Citar

BRITO, H. R. do N. G.; CÂMARA, C. M. F.; MAIA, A. H. N.; CARNEIRO, S. N. V. A PERSPECTIVA DOS EDUCADORES SOBRE O USO DA LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO MEDIADOR PARA ABORDAGEM DA MORTE. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 6–19, 2024. DOI: 10.25190/rec.v13i1.327. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/327. Acesso em: 22 dez. 2024.

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