O ENSINO MÉDIO A DISTÂNCIA: MOTIVAÇÃO E DESAFIO VIVENCIADO PELOS ALUNOS RIBEIRINHOS DA ESCOLA RURAL FILADÉLFIA

Authors

  • Katiele Sutero Araújo Universidad San Carlos, USC, Paraguai
  • Diana Sutero Araújo Universidad San Carlos, USC, Paraguai
  • Elizangela Sotério Litaiff Universidad San Carlos, USC, Paraguai
  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0413-7798

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v13iEspecial.1450

References

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BERGAMINI, C. W. Motivação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1990.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica: Alfabetização, diversidade e Inclusão. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, online e híbrido. Porto Alegre: Penso, 2021.

CHIAVENATO, I. Recursos humanos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

CLANDININ, D. J. CONELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

CLANDININ, D. J. CONELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiências e história qualitativa. Uberlândia: EDUFU. Tradução: Grupo de Pesquisa narrativa e Educação de professores ILEEL/UFU. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.

FISHER, D.; FREY, N.; HATTIE, J. The distance learning playbook, grades K – 12: teaching for engagement and impact in any setting. New York: Corwin, 2020.

FIUZA, P. J. Aspectos motivacionais na educação a distância análise estratégica e dimensionamento de ações. 2002. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

LOSTADA, L. R. Legislação e Direito Educacional. Indaial: UNIASSELVI, 2017.

Published

2025-02-19

How to Cite

ARAÚJO, K. S.; ARAÚJO, D. S.; LITAIFF, E. S.; CARNEIRO, S. N. V. O ENSINO MÉDIO A DISTÂNCIA: MOTIVAÇÃO E DESAFIO VIVENCIADO PELOS ALUNOS RIBEIRINHOS DA ESCOLA RURAL FILADÉLFIA. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 59–65, 2025. DOI: 10.25190/rec.v13iEspecial.1450. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1450. Acesso em: 12 mar. 2025.

Issue

Section

Extensão e Educação

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 > >>