INTEGRAÇÃO PSICOSSOCIAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM VULNERABILIDADE SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Natan Holanda de Almeida Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil
  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0413-7798

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v12iEspecial.748

Citas

AITA, E. B.; FACCI, M. G. D. Subjetividade: uma análise pautada na Psicologia histórico-cultural. Psicologia em Revista, v. 17, n. 1, p. 32-47, 2011.

BOMTEMPO, E.; CONCEIÇÃO, M. R. Infância e contextos de vulnerabilidade social: A atividade lúdica como recurso de intervenção nos cuidados em saúde. Boletim Academia Paulista de Psicologia, v. 34, n. 87, p. 490-509, 2014.

DEBONA, M. A. O lúdico na psicopedagogia: os jogos como elemento para promover o ensino e a aprendizagem. UNINTER, 2021.

DERDYK, E. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. Porto Alegre: Zouk, 2015.

GRUBITS, S.; OLIVEIRA, E. de. Rabiscos e emoções: nova perspectiva sobre o desenvolvimento do desenho. Avaliação Psicológica, v. 19, n. 2, p. 213-221, 2020.

HAUSFATHER, S. J. Vygotsky and schooling: Creating a social context for learning. Action in teacher education, v. 18, n. 2, p. 1-10, 1996.

RAMOS, D. K. et al. Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro para trabalhar as competências emocionais na infância. In: Trilha de Educação – Artigos Completos - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES), 21., 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 602-612.

RAMOS, V.; MARQUES, J. Dos jogos educativos à gamificação. Revista de Estudos e Investigação em Psicologia e Educação, n. 1, p. 319-323, 2017.

RAOPORT, A.; SILVA, S. B. da. Desempenho escolar de crianças em situação de vulnerabilidade social. Revista Educação em Rede: Formação e Prática Docente, v. 2, n. 2, p. 1-26, 2013.

SANTOS, C. E. M. dos. A relevância da técnica de questionamento socrático na prática Cognitivo-Comportamental. Archives of health investigation, v. 6, n. 5, p. 204-208, 2017.

SCHOEN, T. H.; VITALLE, M. S. S. Tenho medo de quê? Revista Paulista de Pediatria, v. 30, n. 1, p. 72-78, 2012.

SOUZA, J. C. et al. A influência das emoções no aprendizado de escolares. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 258, p. 382-403, 2020.

Publicado

2024-02-20

Cómo citar

ALMEIDA, N. H. de; CARNEIRO, S. N. V. INTEGRAÇÃO PSICOSSOCIAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM VULNERABILIDADE SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 12, n. Especial, p. 96–105, 2024. DOI: 10.25190/rec.v12iEspecial.748. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/748. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 > >>