EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO TELENSINO: A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE OCARA-CEARÁ, NOS ANOS DE 1990

Authors

  • Douglas Nogueira de Oliveira Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil
  • Fátima Maria Leitão Araújo Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v12i2.33

Keywords:

Orientadoras de aprendizagem, Telensino, Universalização

Abstract

Este artigo tem por objeto a análise das experiências de professoras/orientadoras de aprendizagem no âmbito do Telensino, na década de 1990, no município de Ocara. Referida escrita é parte de uma pesquisa mais ampla, que se estruturou por meio de uma metodologia qualitativa, de cunho analítico, fundamentada em fontes documentais, como as legislações educacionais vigentes no período do estudo, planos educacionais do município de Ocara e em produções acadêmicas referentes ao sistema de ensino que utilizava a televisão como principal ferramenta de transmissão do conhecimento, visando cumprir a obrigatoriedade de universalizar o então ensino de 1º grau, no estado do Ceará. Além das fontes documentais, foram realizadas entrevistas com quatro professoras que atuaram como orientadoras de aprendizagem nesse período. Neste sentido, foram utilizadas as narrativas docentes como opção metodológica, com intuito de obter informações sobre o Sistema de Telensino na década de 1990, no munícipio de Ocara. A partir de suas reminiscências, foram abordados os reflexos da “Universalização”, o papel e a atuação do Orientador de Aprendizagem, as dificuldades e os desafios enfrentados pelas docentes no contexto do Telensino para que os estudantes ocarenses pudessem continuar à educação escolar após a conclusão da 4ª série.

References

BODIÃO, I. S. Isto também é Telensino (Algumas reflexões sobre o cotidiano das classes de 5ª a 8ª séries de uma escola da rede pública estadual do Ceará). Educação em debate, Fortaleza, v. 21, n. 37, p. 157-168, 1999.

FARIAS, I. M. S. de. A ação docente pelos caminhos da história do Telensino no Ceará. Educação em debate. Fortaleza, v. 20, n. 36, p. 67-81, 1998.

FARIAS, I. M. S. de. Existe docência no telensino? In: FARIAS, I. M. S. de; NUNES, J. B. C., CAVALCANTE, M. M. D. (org.). Telensino: Percursos e polêmicas. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, UECE, 2001.

FARIAS, M. I. S.; de. Docência no Telensino: saberes e práticas. São Paulo: Annablume, 2000.

LIMA, K. R. R. Telensino: a quem serve? In: FARIAS, I. M. S. de; NUNES, J. B. C., CAVALCANTE, M. M. D. (org.). Telensino: Percursos e polêmicas. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, UECE, 2001.

MOLINA, R. K.; MOLINA NETO, V. Pesquisar a escola com narrativas docentes e grupo de discussão. Revista Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 402-413, 2012.

MOURA, I. L. de C. A automatização da educação: o telensino e a precarização do trabalho docente. 2009. 123 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.

OLIVEIRA, D. N. de. O Sindicato dos Servidores Públicos e o Poder Local no Município de Ocara (1993-2005). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, 2006.

SANTOS, E. Crise de identidade e mal-estar docente no Telensino. In: FARIAS, I. M. S. de; NUNES, J. B. C., CAVALCANTE, M. M. D. (org.). Telensino: Percursos e polêmicas. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, UECE, 2001.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

Published

2023-11-14

How to Cite

OLIVEIRA, D. N. de .; ARAÚJO, F. M. L. EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO TELENSINO: A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE OCARA-CEARÁ, NOS ANOS DE 1990. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 33–48, 2023. DOI: 10.25190/rec.v12i2.33. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/33. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)