EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO TELENSINO: A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE OCARA-CEARÁ, NOS ANOS DE 1990
DOI:
https://doi.org/10.25190/rec.v12i2.33Keywords:
Orientadoras de aprendizagem, Telensino, UniversalizaçãoAbstract
Este artigo tem por objeto a análise das experiências de professoras/orientadoras de aprendizagem no âmbito do Telensino, na década de 1990, no município de Ocara. Referida escrita é parte de uma pesquisa mais ampla, que se estruturou por meio de uma metodologia qualitativa, de cunho analítico, fundamentada em fontes documentais, como as legislações educacionais vigentes no período do estudo, planos educacionais do município de Ocara e em produções acadêmicas referentes ao sistema de ensino que utilizava a televisão como principal ferramenta de transmissão do conhecimento, visando cumprir a obrigatoriedade de universalizar o então ensino de 1º grau, no estado do Ceará. Além das fontes documentais, foram realizadas entrevistas com quatro professoras que atuaram como orientadoras de aprendizagem nesse período. Neste sentido, foram utilizadas as narrativas docentes como opção metodológica, com intuito de obter informações sobre o Sistema de Telensino na década de 1990, no munícipio de Ocara. A partir de suas reminiscências, foram abordados os reflexos da “Universalização”, o papel e a atuação do Orientador de Aprendizagem, as dificuldades e os desafios enfrentados pelas docentes no contexto do Telensino para que os estudantes ocarenses pudessem continuar à educação escolar após a conclusão da 4ª série.
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