ORIGENS E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL EM OCARA (1930-1970)
DOI:
https://doi.org/10.25190/rec.v13i2.524Palavras-chave:
Educação escolar, Ensino primário, Desenvolvimento educacional, DocênciaResumo
O presente artigo visa buscar compreender sobre as origens e o desenvolvimento educacional escolar de Ocara – Ceará no período entre as décadas de 1930 e 1970, quando este lugar era apenas um distrito do município de Aracoiaba. O desenvolvimento desta escrita faz parte de uma das etapas de uma pesquisa, a qual utilizamos a metodologia qualitativa analítica, fundamentada em produções acadêmicas de pesquisadoras locais, que investigaram o contexto histórico educacional ocarense do referido período. Dentre as referidas pesquisas, destacamos: Correia (2012); Oliveira (1996); Pinheiro (2018). A partir da análise desses materiais, investigaremos os seguintes aspectos relacionados ao contexto educacional local: as primeiras iniciativas educacionais, a partir do ensinar a ler e escrever particularmente; o intermédio do Padre Demétrio, pároco do município de Aracoiaba para a vinda da primeira professora primária e de ofertar o ensino primário para a população do então distrito de Jurema; O surgimento da primeira professora oriunda do lugar; a construção da primeira escola; a luta da população para que fosse ofertado ensino de 5ª a 8ª séries.
Referências
ALVES, M. A. Festa das Almas: A alegria dos vivos – uma síntese histórica da Festa de Finados em Ocara. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2015.
ARAÚJO, M. das G. de. O Ginásio Escola Normal Virgílio Távora e sua contribuição para a formação de docentes no Maciço de Baturité. 2018. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
CORREIA, J. R. A Educação em Ocara mediante uma história oral de vida (1943-1974). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, 2012.
COSTA, J. J. S. da. A educação segundo Paulo Freire: uma primeira análise filosófica Theoria. Revista Eletrônica de Filosofia Faculdade Católica de Pouso Alegre, Pouso Alegre, v. 7, n. 18, p. 72-88, 2015.
OCARA. Dados gerais do município. [s. d.]. Disponível em: https://www.ocara.ce.gov.br/informa.php?id=1 Data de acesso: 24 nov. 2021.
OCARA. Localização. [s. d.]. Disponível em: https://www.cidade-brasil.com.br/microrregiao-de-chorozinho.html. Data de acesso: 24 nov. 2021.
OLIVEIRA, D. N. de. Experiências de professoras no ensino de História no âmbito do Telensino em Ocara - Ceará, nos anos de 1990. 2022. Dissertação (Mestrado em História e Letras) – Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, 2022.
OLIVEIRA, M. N. O Telensino no Município de Ocara: Contribuições de uma via imposta. 1996Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Departamento de Ciências Humanas, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, 1996.
PINHEIRO, M. da S. Legado Educacional de Ocara: Olhar docente no processo ensino-aprendizagem. In: SOUSA, F. S. N.; VASCONCELOS, F. J. M., CARNEIRO, S. N. V. Contexto Acadêmicos: Dilemas, possibilidades e oportunidades. São Paulo: Reflexão, 2018.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Expressão Católica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.