ORIGENS E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL EM OCARA (1930-1970)

Autores

  • Douglas Nogueira de Oliveira Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil
  • Fátima Maria Leitão Araújo Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v13i2.524

Palavras-chave:

Educação escolar, Ensino primário, Desenvolvimento educacional, Docência

Resumo

O presente artigo visa buscar compreender sobre as origens e o desenvolvimento educacional escolar de Ocara – Ceará no período entre as décadas de 1930 e 1970, quando este lugar era apenas um distrito do município de Aracoiaba. O desenvolvimento desta escrita faz parte de uma das etapas de uma pesquisa, a qual utilizamos a metodologia qualitativa analítica, fundamentada em produções acadêmicas de pesquisadoras locais, que investigaram o contexto histórico educacional ocarense do referido período. Dentre as referidas pesquisas, destacamos: Correia (2012); Oliveira (1996); Pinheiro (2018). A partir da análise desses materiais, investigaremos os seguintes aspectos relacionados ao contexto educacional local: as primeiras iniciativas educacionais, a partir do ensinar a ler e escrever particularmente; o intermédio do Padre Demétrio, pároco do município de Aracoiaba para a vinda da primeira professora primária e de ofertar o ensino primário para a população do então distrito de Jurema; O surgimento da primeira professora oriunda do lugar; a construção da primeira escola; a luta da população para que fosse ofertado ensino de 5ª a 8ª séries.

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Publicado

10-09-2024

Como Citar

OLIVEIRA, D. N. de .; ARAÚJO, F. M. L. ORIGENS E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL EM OCARA (1930-1970). Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 37–45, 2024. DOI: 10.25190/rec.v13i2.524. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/524. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais