PRÁTICA DE MONITORIA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II NA MEIA-IDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25190/rec.v14i1.1310Keywords:
Monitoria acadêmica, Meia-idade, Psicologia do desenvolvimento, Desenvolvimento psicossocialAbstract
O presente relato de experiência discute a importância da monitoria acadêmica na formação de estudantes, com foco na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento II. Entende-se que o papel do educador é fornecer recursos para os alunos construírem seu próprio conhecimento. A monitoria acadêmica, oferecida em instituições de ensino superior, visa não só apoiar a aprendizagem dos alunos, mas também estimular aqueles que se interessam pela docência. A monitoria é descrita como um processo de desenvolvimento de habilidades interpessoais e pedagógicas, permitindo aos monitores aprofundar seus conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento dos demais alunos. Na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento II, a teoria de Erik Erikson, que aborda os estágios psicossociais desde a infância até a velhice, é destacada. O trabalho apresenta o relato de uma monitora de meia-idade que retornou à universidade para estudar Psicologia. Sua experiência como monitora na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento II exemplifica a fase de generatividade de Erikson, na qual a contribuição para as gerações futuras é central. A monitoria proporcionou a ela a oportunidade de compartilhar conhecimentos, desenvolver habilidades pedagógicas e fortalecer seu senso de empatia e autoconhecimento. Enfatiza-se a relevância da monitoria acadêmica no processo de descoberta vocacional e desenvolvimento pessoal dos estudantes, independentemente da idade. A autora espera que sua trajetória inspire outros a perseguirem seus sonhos profissionais, valorizando a diversidade etária no ambiente acadêmico.
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