A COESÃO NOMINAL EM ATIVIDADES DE ANÁLISE LINGUÍSTICA DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Francisco Walisson Ferreira Dodó
  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA)
  • Denise Santos Fernandes Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v11i1.7

Palavras-chave:

Coesão Nominal, Interacionismo Sociodiscursivo, Livro Didático, Ensino de Língua Materna

Resumo

O objetivo principal deste artigo é analisar, à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, as propostas de ensino e aprendizagem da coesão nominal em duas coleções de livros didáticos de Português do Ensino Médio adotadas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Para a discussão teórica, utilizaram-se as contribuições dos estudos de Bronckart (1999; 2012), Machado (2004), Ilari (1992), Dik (1978), Halliday & Hasan (1976), Apothéloz (2003), Schwarz (2000) e Adam (2011). Como procedimentos metodológicos, nossa pesquisa se se caracteriza como uma pesquisa indutivo-documental, em que analisou duas coleções de livro didático de Língua Portuguesa. A pesquisa constatou que as atividades, majoritariamente, esvaziam-se no ensino estrutural e nomenclatural; quando se afirma estar trabalhando os conteúdos gramaticais, a fim de construir a coesão no texto, percebe-se que as questões pouco exploram as possibilidades de construção de progressão textual, limitando as formas de coesão a exercícios de substituição, objetivando que o aluno aprenda as classes gramaticais, apenas. Em suma, apesar de algumas questões levarem o aluno a compreender as classes gramaticais como elementos de coesão, tais propostas mostram-se ainda limitadas.

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Publicado

22-06-2022

Como Citar

DODÓ, F. W. F. .; CARNEIRO, S. N. V.; FERNANDES, D. S. A COESÃO NOMINAL EM ATIVIDADES DE ANÁLISE LINGUÍSTICA DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 4–15, 2022. DOI: 10.25190/rec.v11i1.7. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/7. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

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