DANÇA CIRCULAR E A RELAÇÃO DE PODER NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Gilselia Eloi da Silva de Oliveira Universidad San Carlos, USC, Paraguai
  • Viviane Maria Simas Silva Portugal Universidad San Carlos, USC, Paraguai
  • Francilene Santos de Moura Universidad San Carlos, USC, Paraguai
  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0413-7798

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v12iEspecial.757

Referências

APPLE, M. Educação e Poder. São Paulo: Artmed, 2002.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.

BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974.

CACIANO, C.; SILVA, G. A. da. Foucault e educação: as práticas de poder e a escola atual. Revista e-Ped-Facos/CNEC Osório, v. 2, n. 1, p. 98-108, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

KROEF, R. F. da S. et al. Diário de campo e a relação do pesquisador(a) com o campo tema na pesquisa intervenção. Revista Estudo e Pesquisa em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 464-480, 2020.

MAEDA, L. K. Educação e a estrutura do poder político. Cadernos de Educação Básica, v. 4, p. 20-35, 2020, 2019.

MUSSI, R. et al. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, Bahia, v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez. 2021.

OSTETTO, L. E. Na dança e na educação: o círculo como princípio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n.1, p. 165-176, jan./abr. 2009.

PARO, V. H. Educação como Exercício do Poder: crítica ao senso comum em educação. São Paulo: Cortez, 2010.

PEIXOTO, E. da S. Theodor Adorno sobre a influência da música na formação humana. Educação Pública, Rio de Janeiro, p. 18-23, 2018. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/23/theodor-adorno-sobre-a-influncia-da-msica-na-formao-humana. Acesso em 28 fev. 2023.

VILELA, E. G. et al. Pesquisa Narrativa: uma proposta metodológica a partir da experiência. Revista Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul, v. 6, n. 12, p. 75-84, 2021.

WOSIEN, B. Dança um Caminho para a Totalidade. São Paulo: Triom, 2000.

Downloads

Publicado

20-02-2024

Como Citar

OLIVEIRA, G. E. da S. de; PORTUGAL, V. M. S. S.; MOURA, F. S. de; CARNEIRO, S. N. V. DANÇA CIRCULAR E A RELAÇÃO DE PODER NO ÂMBITO ESCOLAR. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 12, n. Especial, p. 261–269, 2024. DOI: 10.25190/rec.v12iEspecial.757. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/757. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Workshop Internacional de Pesquisa Científica e Experiências Exitosas na Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>