O ESTADO E O DIREITO PENAL: FUNDAMENTOS CONCEITUAIS E PRINCÍPIOS
Palavras-chave:
Estado, Direito penal, Princípio penal, Função socialResumo
Este artigo tem como objetivo principal trazer à baila os fundamentos conceituais de Estado moderno, bem como suas razões de punir com base no direito penal. Neste sentido, partiu-se da indagação sobre o que é o Estado e quais suas reais funções legais e legítimas? Para alcançar tais pressupostos, adotou-se como metodologia a pesquisa exploratória de natureza básica às fontes secundárias. Quanto ao procedimento técnico, empregou-se o bibliográfico de abordagem qualitativa. Em relação às técnicas de análise, foram utilizadas as técnicas interpretativas da análise dialética de conteúdo e do discurso crítico da realidade sócio-histórica contextualizada. Deste modo, essa escrita apresenta-se em tópicos. O primeiro tópico é a introdução que traça um panorama acerca da estrutura da temática abordada. O segundo tópico aclara sobre a amplitude conceitual de Estado e sobre uma das funções desse Estado como representante de um dos elementos constituidores do Estado, a população. O terceiro tópico aborda acerca dos fundamentos e princípios do direito penal e da sua função social no Estado moderno. Por último, os elementos textuais vêm as considerações finais que arrematam sucintamente o conteúdo explorado, interpretado e analisado em todo o bojo textual do artigo, por meio do qual se faz o juízo de valor sobre a temática pesquisada.
Referências
ANDREUCCI, R. A. Manual de direito penal. 10. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2014.
BECCARIA, C. Dos Delitos e das Penas. Tradução de Torrieri Guimarães. São Paulo: Martin Claret, 2002.
BIANCHINI, A.; DAHER, F.; GOMES, L. F. Princípios Constitucionais Penais: à luz da Constituição e dos Tratados internacionais. São Paulo: Livro Net/Atualidade do Direito, 2015.
BITENCOURT, C. R. Tratado de direito penal: parte geral. 17. ed. rev. ampl. e atual. de acordo com a Lei n. 12.550, de 2011. São Paulo: Saraiva, 2012.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 31 dez. 1940.
CAPEZ, F. Código penal comentado. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
CAPEZ, F. Curso de direito penal: volume 1, parte geral: (arts, 1º a 120). 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
CARVALHO, A. A. T. de. Direito Penal: Parte geral: Questões fundamentais. Teoria geral do crime. 2. ed. Coimbra: Coimbra Editora, 2008.
CASTEL, R. A insegurança social: o que é ser protegido? Petrópolis: Vozes, 2005.
FELDENS, L. Direitos fundamentais e direito penal: garantismo, deveres de proteção, princípio da proporcionalidade, jurisprudência constitucional penal, jurisprudência dos tribunais de direitos humanos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: História da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 2001.
HOBBES, T. Leviatã ou matéria: forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
LOCKE, J. Segundo tratado do governo civil. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
NUCCI, G. de S. Individualização da pena. 6. ed. rev. atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
PACELLI, E.; CALLEGARI, A. Manual de direito penal: parte geral. São Paulo: Atlas, 2015.
PENTEADO FILHO, N. S. Manual esquemático de criminologia. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
ROIG, R. D. E. Aplicação da pena: limites, princípios e novos parâmetros. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2015.
WEBER, M. Ensaios de sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982.
XAVIER, A. R.; CHAGAS, E. F.; REIS, E. C. Direito positivo, miséria social e violência no capitalismo globalizado. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 134, p. 107-123, jan./abr. 2019.
XAVIER, A. R.; OLIVEIRA, E. R. de. Crime e Ciência Penal no Estado-Nação: Legislação e Formação da Sociedade Brasileira. Fortaleza: Imprece, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Direito & Desenvolvimento da UNICATÓLICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.