ATIVISMO JUDICIAL COMO PARÂMETRO NORMATIVO: ATIVISMO JUDICIAL A LUZ DA TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO
Palavras-chave:
Ativismo judicial, Direito, Cortes constitucionaisResumo
Este trabalho disserta sobre a temática “Ativismo Judicial à luz da teoria tridimensional,l de Miguel Reale”, refletindo como esse fato tem estado presente no mundo, especialmente no âmbito das Cortes Constitucionais, quanto no cenário do judiciário Brasileiro, desencadeando o apreço da Dogmática Jurídica no pós-positivismo. O leitor encontrará uma abordagem teórica doutrinária que passará deste a compreensão do Direito, aos marcos teóricos filosóficos e históricos que o orientam, até às fontes de sua produção dentro dos sistemas jurídicos em que se consubstanciam e se organizam os ordenamentos. A abordagem utilizada foram os referenciais teóricos do Direito no que se refere ao positivismo, pós-positivismo, neoconstitucionalismo e como o enfoque da dogmática jurídica se deu ao longo da experiência jurígena humana, a fim de que ao final, pudesse se comparar a produção do Ativismo judicial com a tríade fato (origem), valor (eficácia/eficiência) e norma (validade) do Direito. Utilizou para esta produção acadêmica doutrinária o método predominantemente lógico dedutivo, através de revisão bibliográfica, dentre as tais; livros, doutrinas, artigos, teses e dissertações de mestrado e doutorado que com um enfoque ou outro discorreram em maior ou menor amplitude sobre o tema em diferentes perspectivas, somando-se a isso, a perspectiva sistêmica do ordenamento jurídico até casos em que se verificou a incidência do Ativismo.
Referências
BARROSO, L. R. Constituição, democracia e supremacia judicial: direito e política no Brasil contemporâneo. Revista do Ministério Público, Rio de Janeiro, n. 49, jul./set. 2013.
BERNARDES, J. T.; FERREIRA, O. A. V. A. Direito constitucional: teoria da constituição. 8. ed. Salvador: Juspodvim, 2018.
CAMPOS, C. A. de A. Dimensões do ativismo judicial no Supremo Tribunal Federal. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
CAVALIERI FILHO, S. Programa de sociologia jurídica. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008.
NADER, P. Introdução ao estudo do direito. 37. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015.
RAMOS, E. da S. Ativismo Judicial: Parâmetros Dogmáticos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
REALE, M. Lições preliminares de direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
REALE, M. Filosofia do Direito. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
STRECK, L. L. Hermenêutica jurídica em crise: uma exploração hermenêutica da construção do Direito. 11. ed. Porto Alegre; Rio Grande do Sul: Ed. Livraria do Advogado, 2014.
VENOSA, S. de S. Introdução ao estudo do direito: primeiras linhas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Direito & Desenvolvimento da UNICATÓLICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.