PRÁTICAS EDUCATIVAS E NOVAS TECNOLOGIAS

NOVOS PARADIGMAS, IDEAIS E IMPACTOS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Karla Renata de Aguiar Muniz Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Antônio Roberto Xavier Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3018-2058
  • José Rogério Santana Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Luís Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v12i1.145

Palavras-chave:

Práticas Educativas, Novas Tecnologias, Mídias Sociais

Resumo

Este artigo busca ampliar e contribuir com o debate sobre a temática das práticas educativas e as novas tecnologias digitais de informação e comunicação interconectadas à internet. O texto primeiramente discute o conceito de práticas educativas informais, não formais e formais. Em um segundo momento, esta escrita aborda sobre as práticas educativas, suas tecnologias digitais interconectadas à internet, cujo cerne é trazer à tona o debate sobre a viabilidade do processo de ensino-aprendizagem a partir da superação das práticas educativas tradicionais pelas novas práticas e tendências educativas e educacionais na era das novas tecnologias digitais da informação e comunicação. Por último, este artigo declina juízos de valores com uma visão panorâmica sobre as perspectivas de ensino-aprendizagem diante das novas e diversas possibilidades de práticas educativas com a utilização de tecnologias nos ciberespaços. Metodologicamente esta pesquisa é de natureza básica, do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, e aplicou o método procedimental bibliográfico. Quanto às técnicas de coleta de informações, empregou a observação e a revisão de literatura. No tocante às técnicas de análise, utilizou a análise de conteúdo e do discurso sócio-histórico conceitual e contextual. Com a produção deste escrito, alguns resultados conclusivos apontam que o advento da internet concomitante ao uso das novas tecnologias digitais revolucionou e possibilitou novas formas de informação, comunicação, hábitos culturais, paradigmas educacionais e de relacionamento-interativo entre nações, grupos, coletivos, comunidades e indivíduos em todo o mundo.

Biografia do Autor

Karla Renata de Aguiar Muniz, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorado (em andamento) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE, da Universidade Federal do Ceará - UFC; Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Especialização em Gestão Cultural pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA); Especialização em Psicologia Forense e Jurídica pela Faculdade UNYLEYA; Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Católica (UNICATÓLICA) de Quixadá-CE. Pesquisa Políticas Públicas, Sustentabilidade, Psicologia social e educacional; Práticas educativas/educacionais digitais; Cultura digitai, Juventude, Gênero, Feminismo, Direitos Humanos, Diversidade étnico-racial, História e Memória da Educação; Mídias/Redes Sociais, Saúde mental. É Pesquisadora Colaboradora do Projeto Institucional CAPP -009-02/2020-Planejamento, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável - PPDS (PROPPG-UNILAB) e consultora no Projeto PIBIC/Unilab-ICJ: PVA 1522 - Patrimônio cultural tangível e natural de Quixadá-CE: identificação, mapeamento e descrição. Integrante do Núcleo História e Memória da Educação - NHIME da UFC.

https://orcid.org/0000-0003-4007-2482

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Mestre e Doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Pesquisa História da Educação. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC) trabalhando com Tecnologias Digitais na Educação, bem como, com Práticas Culturais Digitais. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Educação a Distância, Atua nos nos seguintes temas: Computação Single Board na Educação, robótica educacional, informática educativa, educação a distância, educação matemática, geometria dinâmica e formação de professores, formação docente por videoaulas e metodologias educacionais. Também desenvolve trabalhos sobre a relação Imagem e Memória na perspectiva da Pedagogia das Imagens Culturais e da História e Memória. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC (FACED/UFC), bem como, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) e também atua no Mestrado Profissional em Tecnologias Digitais da UFC Virtual. Atualmente é supervisor de Pós-doutorado na FACED/UFC e desenvolve trabalhos de Coordenação do LABPAM/CD Maker - FACED/UFC (Laboratório de Pesquisas e Avaliações Métricas/Cultura Digital Maker da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará).

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1983); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Concluiu Estágio Pós-doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão de Michel Löwy com bolsa CNPq (2013-2014). É professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, atuando na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado em Educação) nas linhas: Educação, Currículo e Ensino e História e Memória da Educação. Foi diretor eleito da Faculdade de Educação da UFC por 2 mandatos entre 2003-2011. Professor colaborador do mestrado intercampi Feclesc/Fafidam em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Coordena o Projeto de Pesquisa Intitulado ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL. Foi professor da educação básica por 10 anos. Tem cursos na área de educação no Instituto Aharon Ofri em Israel e no CPEIP no Chile. Atua nas áreas formação de professores; política educacional e financiamento da educação; movimentos sociais e escola; ensino de história e geografia; história da educação; sociologia e filosofia da educação; educação e religião; diretrizes curriculares; metodologias de ensino e ética. . Foi presidente do Fórum de Diretores de Centros e Faculdades de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR). É membro da Anfope (Associação Nacional para Formação de Profissionais em Educação) e colabora com o Instituto Anísio Teixeira (INEP/MEC) na qualidade de Avaliador do Basis para reavaliação e supervisão especial dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais em todo o Brasil. Membro do COMITÉ DE PARRAINAGE DU SÉMINAIRE ?MARX AU XXIe SIÈCLE? do .Le Centre d?Histoire des Systèmes de Pensée Moderne (CHSPM) Paris 1, PANTHÉON Sorbonne. Professor-pesquisador do CONVÊNIO DE COLABORAÇÃO ENTRE A L?UNIVERSITÉ PARIS 1 PANTHÉON-SORBONNE (LABORATOIRE PHARE - PHILOSOPHIE, HISTOIRE ET ANALYSE DES REPRE¬SEN¬TATIONS ÉCONOMIQUES), A LINHA DE PESQUISA MARXISMO, EDUCAÇÃO E LUTA DE CLASSES (E-LUTA) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) E O MESTRADO ACADÊMICO INTERCAMPI EM EDUCAÇÃO E ENSINO (MAIE), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.. Professor-pesquisador do Convênio de Colaboração entre o Programa de Mestrado em Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca (MAI) e Linha de Pesquisa Educação, Estética e Sociedade (E-Luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

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Publicado

15-06-2023

Como Citar

MUNIZ, K. R. de A.; XAVIER, A. R.; SANTANA, J. R.; RIBEIRO, L. T. F. . PRÁTICAS EDUCATIVAS E NOVAS TECNOLOGIAS: NOVOS PARADIGMAS, IDEAIS E IMPACTOS NA EDUCAÇÃO. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 33–39, 2023. DOI: 10.25190/rec.v12i1.145. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/145. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

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