AS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A NATUREZA DA BIOLOGIA: O ENSINO DESSE COMPONENTE CURRICULAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v12i2.487

Palabras clave:

Natureza da Biologia, Ensino de Biologia, Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular

Resumen

A Natureza da Biologia busca compreender, sobretudo, como se deu a produção dos conceitos biológicos, os paradigmas presentes nessa Ciência, como também os conflitos sócio-históricos que perpassaram o seu estabelecimento científico. Sendo assim, a Epistemologia da Biologia pode oferecer inúmeras possibilidade para o Ensino de Biologia cuja abordagem pedagógica visa a superação da fragmentação dos conhecimentos biológicos. Tendo isso em mente, o presente artigo apresenta a pesquisa que teve como objetivo investigar de que modo as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular dialogam com a Natureza da Biologia. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, de cunho qualitativa e exploratória, seguida de Análise de Conteúdo de Bardin, para discutir e interpretar a categoria “Entrelaçamentos entre as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular e a Natureza da Biologia” que emergiu. A partir do estudo das Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular, consideramos que três delas podem permitir o diálogo com a Natureza da Biologia, por preconizarem o respeito às especificidades das Ciências. Nesse sentido discutimos a importância de considerar a Natureza da Biologia e promover a Alfabetização Científica por meio de práticas metodológicas que contemplem a Epistemologia dessa Ciência. Por fim, apontamos que esse diálogo poderia estar mais aprofundado no documento, dando possibilidades ainda mais contundentes para a superação de um Ensino de Biologia fragmentado, memorístico e sem conexão com o cotidiano dos estudantes.

Citas

AZEVEDO, R.; MOTOKANE, M. T. Natureza da biologia e a teoria da evolução biológica: implicações para o ensino. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGAÇÃO EM DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS, 9., 2013, Girona. Anais [...]. Girona: Enseñanza de las Ciencias, 2013.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CALDEIRA, A. M. de A. Didática e Epistemologia da Biologia. In: CALDEIRA, A. M. de A.; ARAUJO, E. S. N. N. de (org.). Introdução à didática da biologia. São Paulo: Escrituras, 2009. p. 93-97.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 295-316.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8. ed. Ijuí: Unijuí, 2018.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1990.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MAYR, E. Isto é biologia: a ciência do mundo vivo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

MAYR, E. O desenvolvimento do pensamento biológico. Brasília: UnB, 1998.

MEGLHIORATTI, F. A. Apresentação. In: CALDEIRA, A. M. de A. Didática e Epistemologia da Biologia. São Paulo: Espelho D'Alma, 2020. p. 7-10.

MONTEIRO, D. Conheça 6 'fake news' sobre as vacinas contra a COVID-19. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 22 abr. 2021. Disponível em: https://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/51261. Acesso em: 15 jun. 2023.

OLIVEIRA, T. B. de; CALDEIRA, A. M. de A. A natureza da Biologia e os conceitos biológicos: como exemplificar o caráter sistêmico e integrado dessa ciência? Filosofia e História da Biologia, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 125-147, 2015.

SCARPA, D. L.; CAMPOS, N. F. Potencialidades do ensino de biologia por investigação. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 25-41, 2018.

SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Disciplina escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: MARANDINO, M. et al. (org.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF, 2005. p. 50-62.

SOUZA, P. L. de; SCHWANTES, L. Discussões em torno da história e filosofia da biologia aplicadas ao ensino de biologia. Filosofia e História da Biologia, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 93-113, 2022.

Publicado

2023-11-14

Cómo citar

CRISTINA CAVALCANTE TORRES, L.; MOTA, M. D. A. AS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A NATUREZA DA BIOLOGIA: O ENSINO DESSE COMPONENTE CURRICULAR. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 87–97, 2023. DOI: 10.25190/rec.v12i2.487. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/487. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão de Literatura