A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NO AMBIENTE ESCOLAR

ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Autores/as

  • Firmino Inácio de Souza Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Cajazeiras, FAFIC, Brasil
  • Danielle Rabelo Costa Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8861-3885
  • Sérgio Horta Mattos Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v12i1.131

Palabras clave:

Educação Ambiental, Ambiente Escolar, Sustentabilidade

Resumen

Levando em consideração que a meditação sobre a Educação Ambiental (EA) ainda é uma necessidade, o presente artigo versará na perspectiva de entender a sua trajetória e conceituação, inferindo também as suas vantagens e as dificuldades para a implementação nas instituições de ensino básico. O método de pesquisa utilizado é o de revisão bibliográfica, concentrado em documentos oficiais do Ministério da Educação e publicações de estudiosos dedicados a mesma linha ou de áreas afins, tais como artigos e trabalhos monográficos, publicados entre os anos de 2010 e 2022. Em análise aos materiais selecionados, destaca-se que a origem da Educação Ambiental (EA) remota a segunda metade do século XX, conceituada como uma práxis educativa e social, atrelada a construção de conceitos, valores e atitudes, criando na experiência humana mecanismos que lhe auxilie no emprego dos recursos naturais. A escola é apontada com o local apropriada para o seu desenvolvimento, devendo atingir todos os envolvidos no processo. Porém muitas barreiras impedem ou dificultam a sua efetuação, desde a resistência dos responsáveis até a falta dos recursos adequados, são tantos desafios, que a Educação Ambiental (EA) acaba sendo trabalhada de maneira artificial ou mais gravemente, acaba caindo no esquecimento. Diante das reflexões tecidas, fica o ensejo que novas pesquisas nessa área sejam desenvolvidas, contribuindo para que a temática seja empreitada com seriedade.

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Publicado

2023-06-15

Cómo citar

SOUZA, F. I. de; COSTA, D. R.; MATTOS, S. H. A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 18–25, 2023. DOI: 10.25190/rec.v12i1.131. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/131. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão de Literatura