PSICOLOGIA EDUCACIONAL E PSICOLOGIA ESCOLAR: ATUAÇÕES POSSÍVEIS
Keywords:
Psicologia educacional, Psicologia escolar, Atuação possívelAbstract
A educação é um processo sociocultural de obtenção e construção de conhecimentos, que acontece ao decorrer da vida. A psicologia se relaciona com a educação, uma vez que se propõe a compreender os processos educacionais, o ambiente escolar e o desenvolvimento dos atores envolvidos, a partir da Psicologia Educacional e Escolar. Com isso, este texto apresenta estudo acerca da contextualização de forma didática, a compreensão da psicologia educacional como uma área da psicologia e conhecer a psicologia escolar como uma subárea da psicologia educacional, por meio de referenciais sobre a viabilização das possibilidades de atuação crítica da Psicologia no contexto educacional e escolar. Trata-se de um estudo bibliográfico, construído a partir de materiais teóricos que abordam a Educação, a Psicologia e suas possíveis interações na construção de conhecimentos e na prática escolar. Diante disso, foi possível compreender que o profissional psicólogo, no contexto da educação, desenvolve saberes sobre os processos educacionais e, no âmbito escolar, exerce uma prática que contribui no cuidado em saúde mental a partir da coletividade, trabalhando as relações interpessoais, a afetividade, estimulando ações críticas e humanizadas. Desse modo, conclui-se que o psicólogo possui papel importante no campo da educação, seja como construtor de novos saberes ou como agente ativo e crítico nas instituições de ensino.
References
ANDRADA, P. C. et al. Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, n. e1877342, p. 1-16, 2019.
ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, n. 2, p. 469-475, jul./dez. 2008.
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O. TEXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008.
BRASIL. Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 12 dez. 2019.
BRASIL. Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 25 dez. 2020.
CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ártica, 2000.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas - Crepop. Referências técnicas para a atuação de psicólogas(os) na educação básica. Brasília: CFP, 2019.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Psicólogas(os) e assistentes sociais na rede pública de educação básica: orientações para regulamentação da Lei nº 13.935. 2. ed. Brasília: CFP, 2022. Disponível em: https://site.cfp.org.br/publicacao/psicologasos-e-assistentes-sociais-na-rede-publica-de-educacao-basica-orientacoes-para-regulamentacao-da-lei-13-935-de-2019/. Acesso em: 15 set. 2023.
FIGUEIREDO, L. C. M.; SANTI, P. L. R. de. Psicologia uma (nova) introdução: uma visão histórica da psicologia como ciência. 3. ed. São Paulo: EDUC, 2010.
FRANCISCO FILHO, G. A Psicologia no contexto educacional. Campinas: Átomo, 2002.
FREITAS, A. M. P. Implementação da Lei 13935/2019: (im) possibilidades de atuação das/os psicólogas/os na educação básica. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2020.
GAMEZ, L. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
GUZZO, R. S. L. Psicologia Escolar: LDB e Educação hoje. Campinas, SP: Alínea, 2002.
MICHELATO, L. H.; RODRIGUES, R. R. Políticas públicas de educação e a lei nº 13.935/2019: serviço social e psicologia na educação básica. Conversas em Psicologia, v. 4, n. 1, p. 1-15, jan./jul. 2023.
SANTOS, G. M. et al. Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. 3, p. 583-591, set./dez. 2018.
TARDIF, C. G. A pedagogia: Teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Expressão Católica
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.