DESAFIOS ENFRENTADOS E ESTRATÉGIAS IMPLEMENTADAS NA PRÁTICA DA MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25190/rec.v13iEspecial.1445References
BARROS, A. W. M. S. de et al. Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 3, p. 4785-4794, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10317. Acesso em: 10 dez. 2024.
BOTELHO, L. V. et al. Academic monitorship and professional training in health: an integrative review. ABCS Health Sciences, v. 44, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/1140. Acesso em: 13 dez. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n. 3, de 07 de novembro de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa da União, Brasília, 09 nov. 2001. Seção 1, p. 37. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/wp-
BURGOS, C. das N. et al. Monitoria acadêmica na percepção dos estudantes de Enfermagem. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 9, p. e37, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/30816. Acesso em: 21 set. 2024.
content/uploads/2024/05/Texto-Referencia-Enfermagem.pdf. Acesso em: 30 set. 2024.
FERNANDES, D. C. A. et al. Contribuições da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de Enfermagem: relato de experiência. Debates em Educação, v. 12, n. 27, p. 316-329, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9134. Acesso em: 10 dez. 2024.
GALDINO, É. T. da S.; ABRANTES, K. N. F. de C. Desafios da monitoria acadêmica: percepção dos alunos monitores e monitorados. In: Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica, 5., Quixadá, 2019. Anais [...]. Quixadá: UniCatólica, 2019. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/eedic/article/view/3061/2620. Acesso em: 09 dez. 2024.
JERONYMO, A. C. de O.; LIMA, A. K. N.; SCIO, E. A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro: um relato de experiência. Revista Gestão & Saúde, v. 5, n. 3, p. 1101-1108, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/490. Acesso em: 2 out. 2024.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 13 dez. 2024.
NUNES, V. M. A. Monitoria em semiologia e semiotécnica para a enfermagem: um relato de experiência. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 2, n. 2, p. 464-471, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/3212. Acesso em: 2 out. 2024.
SILVA, R. R. da et al. Contribuições da monitoria em Fundamentos de Enfermagem II na formação acadêmica de estudantes de Enfermagem: relato de experiência. Global Academic Nursing Journal, v. 2, n. 1, p. e79, 2021. Disponível em: https://www.globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/131. Acesso em: 5 out. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Expressão Católica

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.