PESQUISA EM TEMPOS PANDEMICOS: FORMAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25190/rec.v11i1.6Palavras-chave:
Pesquisa, Formação, Ensino, PandemiaResumo
Desde que o mundo existe, a pesquisa faz parte das atividades de desenvolvimento da humanidade, não temos nenhuma data que se proponha como um marco inicial para a tratarmos sobre os primórdios da pesquisa. A pesquisa acontece nas diversas áreas de conhecimento humano e vai tomando seus próprios caminhos sob os aspectos que direcionam os achados sobre cada uma destas. Um fato é verdade, a pesquisa sempre vai precisa de bases seguras para iniciar seu caminhar na busca por suas respostas.
Referências
COSTA, R. Educação remota emergencial x EaD: desafios e oportunidades. 2020. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/educa%C3%A7%C3%A3o-remota-emergencial-x-ead-desafios-e-renata-costa. Acesso em: 05 maio 2022.
COSTA, F. C. C. da; FARIAS, J. P. da S.; TAHIM, A. P. V de O. A pesquisa em tempos de pandemia: um olhar sobre as escolhas metodológicas nos trabalhos de conclusão de curso. In: CHAVES, F. M; BARRA; T. B. A; OLIVEIRA, R. T. de. Reflexões e perspectivas educacionais na pandemia. Curitiba: CRV, 2021.
GOMES, H. Como o Google quer fazer você esquecer do Zoom para videoconferência. 29 abr. 2020. Disponível: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/04/29/como-o-google-quer-fazer-voce-esquecer-do-zoom-para-fazer-videoconferencias.htm. Acesso em: 05 maio 2022.
LEÃO, L. Metodologia do estudo e pesquisa: facilitando a vida dos estudantes professores e pesquisadores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MASETTO, M. T. Desafios para a Docência Universitária na contemporaneidade: professor e aluno em inter-relação adulta. São Paulo: Avercamp Editora, 2015.
MICHALISZYN, M. S.; TOMASINI, R. Pesquisa: orientações e normas para a elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. São Paulo: Vozes, 2008.
MORIN. E. Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C.; CAVALLET, V. J. Docência no ensino Superior: construindo caminhos. Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNES, 2003.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Cortez: 2017.