A DISCIPLINA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E LIMITAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.25190/rec.v11i2.144Palavras-chave:
Ensino Superior, Ensino Remoto, Formação de ProfessoresResumo
Apresentar e refletir sobre o desenvolvimento da disciplina “Práticas Pedagógicas no Segmento do Ensino Médio” ministrada no Período Especial Remoto da Universidade Federal de Viçosa, no ano de 2021, dentro do contexto da formação docente em Dança. Trata-se das ações de adaptação, desenvolvimento e avaliação de uma disciplina da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Dança para o ensino remoto, em favor de sua realização no período de isolamento social em função da pandemia da doença conhecida como COVID-19. A proposta de ensino remoto foi apresentada pela docente coordenadora da disciplina e contou com a colaboração da estagiária de docência convidada a observar a transposição didática proposta e adaptação do plano de ensino, participando das reuniões de organização e acompanhando as aulas desde o início do semestre letivo. Este relato problematiza o ensino remoto a partir da experiência do oferecimento da disciplina, tendo vista as condições de realização das aulas, das propostas de leitura, atividades, tarefas e demais elementos que possam ter contribuído para a efetividade da proposta, configurando-se como um Relato de Experiência referente ao semestre. Entendemos que a experiência possibilitou aos estudantes discutir e pensar em formas de contribuir com o próprio ensino remoto que estava acontecendo durante o semestre, visto que as instituições de Educação Básica para as quais eles estavam se preparando para atuar, assim como as instituições de Ensino Superior estavam passando por esse processo de adaptação.
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