A DISCIPLINA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E LIMITAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DANÇA

Autores

  • Thamiris Calegari Rodrigues Universidade Federal de Viçosa
  • Rosana Pimenta Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v11i2.144

Palavras-chave:

Ensino Superior, Ensino Remoto, Formação de Professores

Resumo

Apresentar e refletir sobre o desenvolvimento da disciplina “Práticas Pedagógicas no Segmento do Ensino Médio” ministrada no Período Especial Remoto da Universidade Federal de Viçosa, no ano de 2021, dentro do contexto da formação docente em Dança. Trata-se das ações de adaptação, desenvolvimento e avaliação de uma disciplina da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Dança para o ensino remoto, em favor de sua realização no período de isolamento social em função da pandemia da doença conhecida como COVID-19.  A proposta de ensino remoto foi apresentada pela docente coordenadora da disciplina e contou com a colaboração da estagiária de docência convidada a observar a transposição didática proposta e adaptação do plano de ensino, participando das reuniões de organização e acompanhando as aulas desde o início do semestre letivo. Este relato problematiza o ensino remoto a partir da experiência do oferecimento da disciplina, tendo vista as condições de realização das aulas, das propostas de leitura, atividades, tarefas e demais elementos que possam ter contribuído para a efetividade da proposta, configurando-se como um Relato de Experiência referente ao semestre. Entendemos que a experiência possibilitou aos estudantes discutir e pensar em formas de contribuir com o próprio ensino remoto que estava acontecendo durante o semestre, visto que as instituições de Educação Básica para as quais eles estavam se preparando para atuar, assim como as instituições de Ensino Superior estavam passando por esse processo de adaptação.

Biografia do Autor

Rosana Pimenta , Universidade Federal de Viçosa

Atriz, diretora teatral, doutora em Arte e Educação (2016) e mestre em Artes (2008), é licenciada em Artes Cênicas (2001) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - Unesp. Entre os anos de 2001 e 2009, trabalhou como professora da Educação Básica, no ensino formal e técnico, ministrando as disciplinas de Artes, Literatura dramática e história do teatro. Sua formação multidisciplinar permitiu-lhe desenvolver trabalhos diversos nas áreas de Artes e Educação, tais como: assessorias, oficinas, workshops, coordenação de projetos artísticos e educativos em teatro, dança, artes visuais, moda, eventos, e comunicação, com destaque para a direção do espetáculo O Santo Inquérito, de Dias Gomes, com estreia no Grande Auditório do Masp, em São Paulo, em 2010. No ensino superior, atuou em cursos de especialização Lato Sensu, ministrando as disciplinas Panorama de Mercado de Eventos (SENAC), A Mediação Arte/Público com Necessidades Especiais: fontes, fronteiras e horizontes (Unesp)e, Didática do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa (Êxito/Proordem). Entre os anos de 2006 e 2016, integrou o Grupo de Pesquisa Dança, Estética e Educação, do Instituto de Artes da Unesp, com o qual publicou os livros ?Dança Criança na vida real? (2008) e ?Movimento e Cultura na Escola: Dança? (2010) e, entre outros projetos, desenvolveu ao longo dos anos de 2011 e 2012, o curso de formação continuada de professores: Poéticas da Dança na Educação Básica, junto ao Grupo de Pesquisa Dança, Estética e Educação - GPDEE. no Instituto de Artes da Unesp. Na Universidade Federal de Viçosa, foi coordenadora pedagógica do Curso de Dança (2013/2014 - 2017/2019) e tem ministrado as disciplinas de Atuação Teatral, Desenho Teatral, Pesquisa em Dança, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. Foi coordenadora de gestão no Programa de Iniciação à Docência na UFV (Pibid/UFV). Atualmente, ministra aulas no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV, atua como coordenadora de área voluntária no Núcleo Arte/Pedagogia do PIBID e Programa de Residência Pedagógica na UFV. É presidente da Comissão de Ensino do Curso de Dança e membro da Comissão Coordenadora do Curso de Educação Infantil da UFV.

Referências

BOAL, A. O Teatro do Oprimido e outras Poéticas Políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

BRECHT, B. Estudos sobre teatro: Bertolt Brecht; coletados por Siegfried Unseld. Tradução: Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

BRECHT, B. Teatro dialético. São Paulo: Brasiliense, 1967.

DESGRANGES, F. A Pedagogia do espectador. São Paulo, SP: Editora Hucitec, 2003.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social I. Editora Boitempo, 2012.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. Editora Boitempo, 2013.

PIMENTA, R. A. Arte, cultura e educação e a formação do professor em Dança. 2016. 269 f. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São Paulo, 2016.

PIMENTA, R. A.; RODRIGUES, T. C. Entre Desgranges e Bourdieu: Um olhar para a Arte como linguagem na escola. Revista Expressão Católica, v. 8, n. 1, p. 80-86, 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV). Catálogo de Graduação 2022. Viçosa: UFV, 2022. Disponíveis em: http://www.catalogo.ufv.br/interno.php?ano=2022&curso=DAN&compl=LIC&campus=vicosa&periodo=1&complemento=LIC. Acesso em: 10 fev. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV). Centros e Institutos de Ciências. Viçosa: UFV, 2022. Disponível em: https://www.ufv.br/centros-e-institutos-de-ciencias/. Acesso em: 17 fev. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV). Curso de Graduação em Dança. Informativo. Viçosa: UFV, 2022. Disponível em: https://dan.ufv.br/. Acesso em: 17 fev. 2022.

Downloads

Publicado

28-02-2023

Como Citar

CALEGARI RODRIGUES, T.; PIMENTA, R. A. A DISCIPLINA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E LIMITAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DANÇA. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 17–22, 2023. DOI: 10.25190/rec.v11i2.144. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/144. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)