REALIDADE AUMENTADA E ESTRATÉGIAS ADOTADAS NO ENSINO DE PROJETO BIOCLIMÁTICO EM ARQUITETURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v13i1.440

Palavras-chave:

Arquitetura, Ensino superior, EEnsino projeto bioclimático.

Resumo

O presente ensaio aborda a experiência e os conceitos de Realidade Aumentada e Realidade Virtual para refletir sobre o projeto bioclimático como tema e conteúdo a ser explorado na docência em arquitetura. Problematiza o ensino de projeto bioclimático a partir da expectativa da adoção da Realidade Aumentada como recurso didático para o ensino superior na área, o que foi feito com vistas às estratégias adotadas por meio da experiência do estágio de docência junto à disciplina ARQ 326 – Conforto Térmico, ministrada para estudantes do terceiro período do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ao abordar o tema da Bioclimatologia e do projeto baseado em desempenho, a disciplina representa o primeiro contato dos estudantes com esses temas, alguns dos quais, na percepção estagiário de docência, foram mais bem aproveitados a partir da adoção das ferramentas digitais se comparadas aos recursos analógicos em sala de aula. Além disso, o estágio de docência apresentado aqui, proporcionou a reflexão sobre a transposição didática dos conteúdos pautados no intuito de vislumbrar recursos para a mediação dos temas a serem explorados em AR pelo pesquisador junto aos graduandos.

Biografia do Autor

Rosana Aparecida Pimenta, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil

Doutora em Arte e Educação pela  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016) Atriz e diretora teatral, é a idealizadora do aplicativo  artspeedoflight para cadastro de profissionais de iluminação  na plataforma http://artenavelocidadedaluz.com.br/, também  de sua autoria, para promover conexões do segmento de  iluminação no Brasil e organizadora do Plano Municipal de Cultura de Paula Cândido, MG.  

 

Clarissa Ferreira Albrecht, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil

Ph.D. em Arquitetura pela Penn  State University (2018). Ensina e pesquisa projetos arquitetônicos sustentáveis,  ecológicos e regenerativos certificados visando a  provisão de serviços ecossistêmicos em áreas urbanas.  Palavras-chave: projetos arquitetônicos sustentáveis,  projetos ecológico, edifícios regenerativos certificados,  serviços ecossistêmicos em áreas urbanas. 

Joyce Correna Carlo, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil

Doutora em Engenharia Civil pela Universi dade Federal de Santa Catarina (2008). Coordenadora do Laboratório de Tecnologias em Conforto  Ambiental e Eficiência Energética, é fundadora e membro atual  da diretoria da IBPSA Brasil – International Building Perfor mance Simulation Association e foi especialista do Inmetro  para acreditação de Organismos de Inspeção para certificação  energética de edificações.  

 

Tulio Resende Alcântara Fernandes, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil

Mestrando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal.

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Publicado

18-06-2024

Como Citar

PIMENTA, R. A.; ALBRECHT, C. F.; CARLO, J. C.; FERNANDES, T. R. A. REALIDADE AUMENTADA E ESTRATÉGIAS ADOTADAS NO ENSINO DE PROJETO BIOCLIMÁTICO EM ARQUITETURA. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 20–33, 2024. DOI: 10.25190/rec.v13i1.440. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/440. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais