PRÁTICAS EDUCATIVAS E NOVAS TECNOLOGIAS
NOVOS PARADIGMAS, IDEAIS E IMPACTOS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25190/rec.v12i1.145Palavras-chave:
Práticas Educativas, Novas Tecnologias, Mídias SociaisResumo
Este artigo busca ampliar e contribuir com o debate sobre a temática das práticas educativas e as novas tecnologias digitais de informação e comunicação interconectadas à internet. O texto primeiramente discute o conceito de práticas educativas informais, não formais e formais. Em um segundo momento, esta escrita aborda sobre as práticas educativas, suas tecnologias digitais interconectadas à internet, cujo cerne é trazer à tona o debate sobre a viabilidade do processo de ensino-aprendizagem a partir da superação das práticas educativas tradicionais pelas novas práticas e tendências educativas e educacionais na era das novas tecnologias digitais da informação e comunicação. Por último, este artigo declina juízos de valores com uma visão panorâmica sobre as perspectivas de ensino-aprendizagem diante das novas e diversas possibilidades de práticas educativas com a utilização de tecnologias nos ciberespaços. Metodologicamente esta pesquisa é de natureza básica, do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, e aplicou o método procedimental bibliográfico. Quanto às técnicas de coleta de informações, empregou a observação e a revisão de literatura. No tocante às técnicas de análise, utilizou a análise de conteúdo e do discurso sócio-histórico conceitual e contextual. Com a produção deste escrito, alguns resultados conclusivos apontam que o advento da internet concomitante ao uso das novas tecnologias digitais revolucionou e possibilitou novas formas de informação, comunicação, hábitos culturais, paradigmas educacionais e de relacionamento-interativo entre nações, grupos, coletivos, comunidades e indivíduos em todo o mundo.
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