(RE)ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ALINHADO À BNCC: UM DESAFIO PARA AS ESCOLAS ESTADUAIS DE TEFÉ-AM
DOI:
https://doi.org/10.25190/rec.v13iEspecial.1442Referências
AMAZONAS. Lei nº 4.183, de 26 de junho de 2015. Aprova o Plano Estadual Educação do Estado do Amazonas e dá outras providências. Diário Oficial [do] Estado do Amazonas, Manaus, 26 jun. 2015.
ARCE, P.; GUARALDO, S. Projeto político-pedagógico alinhado à BNCC. Nova Escola, 2021. Disponível em: http://cursos.novaescola.org.br/cursos/11282/atualizacao-do-ppp-de-aordo-com-a-bncc/resumo. Acesso em: 07 fev. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001 - 2008. Brasília: INEP, 2009.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 26 jun. 2014.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/maio-2016-pdf/40791-bncc-proposta-preliminar-segunda-versao-pdf/file. Acesso em: 15 dez. 2022.
FERREIRA, N. C. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. 1994. Brasília: MEC/Sef, 1994. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/60b90f87-e2ec-44d3-8c2a-2d5555706aaa/Pressupostos%20do%20projeto%20pedag%C3%B3gico%20%281994%29.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.
GADOTTI, M.; ROMÃO, J. Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1997.
GUIMARÃES-IOSIF, R. Educação, Pobreza e desigualdade no Brasil: impedimentos para a cidadania global emancipada. Brasília: Liber Livro, 2009.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 1991.
PROJETO Político Pedagógico. ESCON, Minas Gerais, 2020. Disponível em: http://24672ed87af4b332a7f687222bc68153.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.
SILVA, M. A. de O. Organização e desafios da gestão escolar. Indaial: UNIASSELVI, 2013.
TEFÉ. A História de Tefé. Tefé, [S. d.]. Disponível em: https://tefe.am.gov.br/conheca-tefe/. Acesso em: 15 ago. 2023.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VASCONCELOS, C. dos S. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 7. ed. São Paulo: Libertad, 1989.
VASCONCELOS, C. dos S. Planejamento: Plano de Ensino Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertad, 2006.
VEIGA, I. P. A. (org.). Escola: Espaço do Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.
VEIGA, I. P. A. (org.). Projeto político-pedagógico: uma construção possível. 6. ed. Campinas: Papirus, 1999.
VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14. ed. Campinas: Papirus, 2002.
VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29. ed. Campinas: Papirus, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Expressão Católica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.