O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Francisca Noelia Lemos de Sousa
  • Rita Andreia Marques Viana Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Cybelle Facanha Barreto Medeiros Linard Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v11i1.11

Palavras-chave:

Trissomia 21, Inclusão Escolar, Síndrome de Down, Uso de Medicamentos

Resumo

As crianças com Síndrome de Down lutam atualmente pela inclusão escolar que é um processo que tem como propósito inserir essas crianças no meio social. Essa pesquisa objetivou-se, caracterizar o meio de inclusão escolar no desenvolvimento das crianças com Síndrome de Down. Trata-se de um estudo bibliográfico, transversal, utilizou-se na pesquisa o banco de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a base de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo). Foram utilizados os seguintes descritores: síndrome de Down, medicamentos, inclusão escolar. A pesquisa foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2021, tendo como critérios de inclusão: estudos realizados no período de 2016 a 2018, limitando- se aos artigos com textos completos, open acess, publicados no idioma português. Foram encontradas 234 publicações: BVS (225), Scielo (9). Conforme os resultados a inclusão escolar dependem da participação ativa dos pais, da escola. Sendo importante apoiar essas crianças com deficiência e incentivá-los através das propostas pedagógicas a desenvolver novas habilidades no âmbito escolar além de conter relações com os outros alunos. Os critérios de exclusão foram: artigos que fujam do tema abordado, cartas ao editor e editoriais. Pode-se concluir que, por mais que precise se avançar muito neste assunto, é possível perceber que as escolas já veem essa inclusão como uma forma de colocar essas crianças junto as outras e assim trabalhar as diversidades.

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Publicado

22-06-2022

Como Citar

SOUSA, F. N. L. de; VIANA, R. A. M.; LINARD, C. F. B. M. O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 57–66, 2022. DOI: 10.25190/rec.v11i1.11. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/11. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão de Literatura