CONFLITOS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: UMA ANÁLISE DA INEFICIÊNCIA NAS PRESTAÇÕES DOS SERVIÇOS E A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Authors

  • Daniel Tavares Pereira Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil
  • Ana Paula Maria Araújo Gomes Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil

Keywords:

Litigância consumerista, Ineficiência dos serviços, Mediação digital, Plataformas digitais, Resolução de conflitos

Abstract

Atribui-se ao consumidor o fato de ser muito litigante, mas será que esta adjetivação é verdadeira ou falsa? É importante obter respostas a essa indagação, bem como analisar se as demandas consumeristas poderiam ser solucionadas em outros ambientes, como as plataformas virtuais. Nesse sentido, analisaram-se as plataformas Consumidor.gov e ReclameAqui, e os principais conflitos que chegam a esses ambientes virtuais. Metodologicamente, foi realizada uma análise bibliográfica e documental. Ao explorar os dados, observou-se que os serviços mais reclamados foram aqueles prestados por concessionárias e permissionárias de serviço público. Nesse ínterim, torna-se evidente que as prestações advindas dos fornecedores de serviços estão cada vez mais precárias e ineficientes e, se houvesse um maior acordo entre as partes extrajudicialmente, ou mesmo o fornecimento eficiente dos serviços, haveria uma menor provocação do Judiciário.

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Published

2024-12-16

How to Cite

Pereira, D. T., & Gomes, A. P. M. A. (2024). CONFLITOS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: UMA ANÁLISE DA INEFICIÊNCIA NAS PRESTAÇÕES DOS SERVIÇOS E A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. Revista De Direito & Desenvolvimento Da UniCatólica, 7(2), 31–44. Retrieved from http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rdd/article/view/1117

Issue

Section

Artigos de Revisão de Literatura