Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Author Guidelines

Diretrizes para Autores

1. O trabalho deverá ter, entre seus autores, pelo menos um doutor.
2. Os artigos submetidos à revista não podem ter mais de 4 (quatro) autores, incluindo autor e coautores.
3. O trabalho deverá estar alinhado com os objetivos da revista.
4. Os trabalhos que envolvam a participação de seres humanos ou animais deverão ser encaminhados juntamente com a aprovação do Comitê de Ética nos documentos suplementares. Deve constar no corpo do trabalho o número e data do parecer.
5. O(s) autor(es) deve(m) seguir as diretrizes éticas e de conduta (envio ao comitê de ética e pesquisa, política autoplágio etc.) sob pena de sanções aplicadas pelo editor e equipe editorial, que se veem no direito de suspender ou revogar os privilégios de publicação em qualquer etapa do processo editorial, bem como solicitar esclarecimentos e/ou edições no artigo.
6. Todos os trabalhos devem seguir o processo de submissão e posterior julgamento por pares cegos. Os trabalhos submetidos serão avaliados por nossos pareceristas, indicando, quando necessário, as alterações a serem feitas. Apenas os trabalhos aprovados serão publicados.
7. Os originais poderão ser publicados em português, inglês ou espanhol.
8. O artigo deve ser composto pelas seguintes partes: TÍTULO, RESUMO, DESCRITORES (com base nos DeCS – Descritores em Ciências da Saúde), ABSTRACT, DESCRIPTORS (com base nos MeSH – Medical Subject Headings), INTRODUÇÃO, MÉTODO, RESULTADOS, DISCUSSÃO, CONCLUSÕES, REFERÊNCIAS.
9. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word (.doc ou .docx). Os textos devem ser digitados em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 cm, com margens superior e esquerda 3 cm e margens inferior e direita 2 cm, e em formato A4.
10. TÍTULO: o título deve conter de 10 a 20 palavras, específico e descritivo. Deve aparecer na primeira linha, centralizado, negrito, fonte Arial, tamanho 12, caixa alta.
11. RESUMO: a palavra RESUMO em caixa alta, negrito e centralizado. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras. Fonte: Arial, tamanho 12, para todo o resumo.
12. Os trabalhos enviados em língua estrangeira deverão vir acompanhados com o RESUMO em língua portuguesa.
13. DESCRITORES: deverão representar o conteúdo do artigo. Limite mínimo de 3 e máximo de 5 descritores, uma linha abaixo do resumo. Fonte: Arial, corpo 12. Cada descritor deve ter a primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa e deve ser separada das demais por ponto. Consultar os descritores em: http://decs.bvs.br.
14. Os artigos deverão conter Abstract e Keywords. Abstract: duas linhas abaixo das palavras-chave, escrito em inglês ou espanhol. Colocar a palavra ABSTRACT em caixa alta, negrito e centralizado. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, Fonte: Arial, tamanho 12.
15. DESCRIPTORES: Mesma formatação do item DESCRITORES. Consultar em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh.
16. As citações diretas de até 3 linhas devem estar contidas entre aspas e as citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo, com recuo de 4 cm de margem esquerda, fonte tamanho 1 e sem aspas. As supressões devem ser indicadas por (…) e as interpolações, acréscimos e comentários devem ser colocados entre colchetes.
17. As ilustrações (fotos, tabelas e gráficos) devem aparecer no corpo do texto acompanhadas da respectiva legenda.
18. Apresentar ao final do texto, referências em ordem alfabética, espaçamento simples e alinhamento à esquerda de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023:2002).
19. A revista se reserva o direito de realizar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, a fim de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

 

FLUXO DE PUBLICAÇÃO



Cadastro: Compreende o cadastramento do autor no Open Journal Systems (OJS), sistema de editoração eletrônica de revistas.

Submissão:
Ocorre o processo de submissão dos textos pelos autores via sistema OJS, os quais, são recebidos pelo editor-chefe que realizada a Triagem editorial verificando se os artigos estão de acordo com as normas de submissão da revista. Os artigos podem ser aprovados ou rejeitados, e essa decisão é comunicada ao autor em primeira instância. Em casos em que o texto é rejeitado, a submissão é arquivada, em contrapartida, os artigos quando aprovados são encaminhados para avaliação.

Avaliação:
A avaliação dos textos é feita por pares, sendo realizada por pareceristas em sistema duplo-cego. Os artigos que são aprovados, mas que ainda necessitem de alterações no texto, o autor é comunicado da decisão, e tem de realizar as modificações solicitadas no período estabelecido. O resultado das avaliações é acompanhado pela editora-chefe, que tem a responsabilidade de tomar a decisão final em relação à aprovação. Ao ser o texto rejeitado pelo editor-chefe, o fluxo deste é encerrado, porém, quando o texto é aprovado, segue para o processo de edição. A decisão final é informada ao autor.

Edição:
Consiste na edição do texto, na qual os artigos aprovados passam pelas etapas de revisão, normalização e diagramação.

Publicação:
A publicação dos textos constitui o último estágio de editoração dos periódicos científicos.

 

Como Normalizar seu Manuscrito

- No início da citação: autor em caixa baixa, seguido do ano entre parênteses. Ex: Oliveira (2009).
- No final da citação: autor em caixa alta e ano – ambos entre parênteses. Ex: (OLIVEIRA, 2008) ou (OLIVEIRA et al., 2008).
- Caso o mesmo autor tenha mais de uma citação de um mesmo ano, identifica-se as referências por letras. Ex: Oliveira et al., 1995a,b.
- Citação textual: colocar, também, a página. Ex: (OLIVEIRA, 1999, p. 24).
- Citação de citação: citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Assim, a indicação é feita pela expressão latina “apud”, cujo sentido se atém a “citado por”. Ex: Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [...]

REFERÊNCIAS: Apresentar ao final do texto de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023:2018).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx). Os textos estão digitados em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 cm, com margens superior e esquerda 3 cm e margens inferior e direita 2 cm, e em formato A4.
  3. Os autores garantem que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
  4. Todos os autores informados nos METADADOS DA SUBMISSÃO participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
  5. Todos os autores concordam em revisar a forma final do trabalho e, em caso de aprovação, concordam com a publicação digital na Revista Expressão Católica.
  6. O trabalho enviado se enquadra em uma das categorias: Artigo OriginalArtigo de Revisão de LiteraturaRelatos de experiência, conforme as políticas de seção.
  7. URLs para as referências foram informadas, quando possível.
  8. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  9. Os dados dos autores foram retirados dos arquivos e das propriedades do arquivo conforme as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega. Estou ciente de que os autores não informados nos METADADOS DA SUBMISSÃO não farão parte da publicação final do trabalho.
  10. Estou ciente que os artigos envolvendo estudos com seres humanos ou animais deverão ter pareceres dos Comitês de Ética de Pesquisa das instituições a que pertencem os autores, autorizando tais estudos, e deverão ser enviados no momento da submissão no 4º passo TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES.
  11. O(s) autor(es) concorda(m) em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Expressão Católica autorizando a reformulação de linguagem, se necessária, desde que expressamente autorizado pelo(s) autor(es) e com a sua efetiva participação em todas as etapas de reformulação e publicação.

Artigos Originais

Resultado de pesquisa primária, de natureza empírica, experimental ou conceitual, com metodologia bem delineada, discussão aprofundada e interface com a literatura científica nacional e internacional, tendo no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências).

Artigos de Revisão de Literatura

Avaliação crítica sistematizada da literatura sobre temas específicos, que auxiliem na compreensão e explicação da temática, a partir da análise de estudos primários e apresentando conclusões, tendo no mínimo 10 páginas e no máximo 16 páginas (incluindo resumo, quadros, figuras e referências).

Relatos de Experiência

Descrições de experiências acadêmicas ou situações práticas (ensino, assistência, pesquisa e/ou gerenciamento), nas quais sejam apresentadas as intervenções realizadas e sua eficácia, considerando a temática de interesse para a atuação profissional, tendo no mínimo 6 páginas e no máximo 10 páginas (incluindo resumo, desenvolvimento e referências).

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.