O PAPEL DO MARKETING PARA A TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO NA INOVAÇÃO ABERTA
DOI:
https://doi.org/10.25190/rec.v14i1.595Palavras-chave:
Inovação aberta, Marketing, Artefatos de conhecimentoResumo
O intercâmbio de conhecimento entre as empresas e seu ambiente externo foi tratado por Câmara, Souza e Gerhard (2014) no âmbito do Marketing, considerando que as empresas podem adquirir maturidade tecnológica com base no conhecimento das necessidades de seus clientes. Assim, questiona-se: em que se constituem os artefatos de conhecimento presentes no processo de inovação aberta? Portanto, é objetivo desse estudo: Descobrir i) quais artefatos transitam entre o ambiente organizacional interno e externo; ii) o que vem encapsulado sob a forma de artefatos de conhecimento; iii) por quais fluxos estes artefatos entram ou saem das organizações; e iv) como o marketing poderia se envolver neste processo? Para tanto, foi utilizada metodologia de caráter exploratório descritivo com predominância qualitativa. Na coleta de dados foi utilizada o recurso da entrevista não estruturada com a participação de 9 entrevistados do ambiente corporativo de inovação aberta. A partir da análise do conteúdo das entrevistas foram observados os seguintes resultados: i) quanto ao entendimento de quais artefatos transitam entre o ambiente interno e externo, percebeu-se que a aquisição de tecnologias, captação de conhecimento técnico disponível no mercado, experiências profissionais compartilhadas são as principais manifestações; ii) Quanto ao que poderia vir encapsulado sob a forma de artefato destacam-se as licenças de softwares, contratação de profissionais, parcerias com universidades, experiências profissionais, dentre outros.
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