CONTRIBUIÇÕES DA REALIDADE VIRTUAL NO DESENVOLVIMENTO SENSÓRIO-MOTOR EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores/as

  • Daniela de Souza Barbosa Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil
  • Jheferson Miranda do Nascimento Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil https://orcid.org/0009-0001-7785-1853
  • Newlene Maria Nunes Magalhães Hospital Maternidade Jesus Maria e José, HMJMJ, Brasil
  • Raimunda Rosilene Magalhães Gadelha Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4721-7632
  • Caio Erick Vieira de Souza Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0420-3425

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v13iEspecial.1471

Citas

ALMEIDA, M. L.; NEVES, A. S. A Popularização Diagnóstica do Autismo: uma Falsa Epidemia? Psicologia: Ciência e Profissão, v. 40, p. e180896, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/WY8Zj3BbWsqJCz6GvqGFbCR/. Acesso em: 15 out. 2024.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

AYRES, A. J. Sensory Integration and the Child: Understanding Hidden Sensory Challenges. Los Angeles: Western Psychological Services, 2005.

BRASIL. Minist´rio da Saúde. TEA: saiba o que é o Transtorno do Espectro Autista e como o SUS tem dado assistência a pacientes e familiares. GOV.BR, 02 abr. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/tea-saiba-o-que-e-o-transtorno-do-espectro-autista-e-como-o-sus-tem-dado-assistencia-a-pacientes-e-familiares. Acesso em: 15 out. 2024.

FINKELSTEIN, S. L. et al. Astrojumper: Designing a Virtual Reality Exergame to Motivate Children with Autism to Exercise. University of North Carolina at Charlotte. In: IEEE Virtual Reality Conference (VR), Waltham, MA, USA, 2010.

KESHNER, E. A. Realidade virtual e reabilitação física: um novo brinquedo ou uma nova ferramenta de pesquisa e reabilitação? Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation, v. 1, n. 8, 2008.

MONTEIRO, C. B. M. et al. Realidade virtual e jogos eletrônicos: uma proposta para deficientes. Realidade Virtual na Paralisia Cerebral. São Paulo: Pleiade, 2011.

TIERI, G.; MORONE, G.; PAOLUCCI, S.; IOSA, M. Realidade virtual na reabilitação cognitiva e motora: fatos, ficção e falácias. Expert Review of Medical Devices, v. 15, n. 2, p. 107-117, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29313388/. Acesso em: 15 out. 2024.

ZHAO, J., et al. Virtual reality technology enhances the cognitive and social communication of children with autism spectrum disorder. Front Public Health, v. 10, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36276341/. Acesso em: 15 out. 2024.

Publicado

2025-02-19

Cómo citar

BARBOSA, D. de S.; NASCIMENTO, J. M. do; MAGALHÃES, N. M. N.; GADELHA, R. R. M.; SOUZA, C. E. V. de. CONTRIBUIÇÕES DA REALIDADE VIRTUAL NO DESENVOLVIMENTO SENSÓRIO-MOTOR EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 163–167, 2025. DOI: 10.25190/rec.v13iEspecial.1471. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1471. Acesso em: 12 mar. 2025.

Número

Sección

Extensão e Saúde

Artículos más leídos del mismo autor/a