EVIDÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIAL E AFETIVA DE CRIANÇAS ACOLHIDAS
DOI:
https://doi.org/10.25190/rec.v14i1.1426Palabras clave:
Desenvolvimento infantil, Afeto, Acolhimento institucionalResumen
Este estudo investigou a competência social e afetiva de crianças que vivem em acolhimento institucional, a partir do modelo teórico que ressalta a importância de se compreender, expressar e reconhecer os próprios estados afetivos e emocionais, bem como os das outras pessoas, considerando que afeto e emoções são elementos primários constituintes das interações sociais. Participaram 26 crianças de seis a onze anos que viviam em duas instituições de acolhimento localizadas no estado do Rio de Janeiro. Foram utilizadas duas tarefas que envolviam a narração de histórias, bem como a exibição de vídeos nos quais as crianças deveriam indicar a emoção manifestada pelo protagonista ou verbalizar sua atitude diante de uma situação-problema. Os resultados obtidos revelaram que as crianças indicaram buscar a figura de cuidado quando expostas a situações de conflito, além de demonstrarem dificuldade para diferenciar as emoções de raiva e tristeza. Conclui-se sobre a importância de se criar momentos para que essas crianças falem sobre suas emoções, bem como que sejam elaborados programas de intervenção que busquem trabalhar sobre o desenvolvimento da competência social e emocional, em especial, junto a crianças afastadas de suas famílias.
Citas
BAPTISTA, J. et al. Socioemotional Development of Infants and Toddlers in the First Months of Foster Care: A Brief Synthesis of 25 Years of Research. Infant Behavior and Development, v. 80, p. e102079, 2025. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0163638325000530. Acesso em: 15 nov. 2024.
BELSKY J.; PLUESS. M. Beyond diathesis stress: Differential susceptibility to environmental influences. Psychological Bulletin, v. 135, n. 6, p. 885-908, 2009. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fa0017376. Acesso em: 15 nov. 2024.
BOWLBY, J. Formação e rompimento dos laços afetivos. São Paulo: Martins Fontes, 2006. (Publicado originalmente em 1982)
CECÍLIO, M. S.; BORGES, C. A. P.; SCORSOLINI-COMIN, F. Um olhar para a diversidade: pensando as questões de gênero em um regime de coeducação nas instituições de acolhimento. In: CAVALCANTE, L. I. C. et al (org.). Acolhimento institucional de crianças e adolescentes: teorias e evidências científicas para boas práticas. Curitiba, PR: Juruá, 2018. p. 125-146.
COLE, P. M. et al. Preschoolers’ emotion regulation strategy understanding: Relations with emotion socialization and child self-regulation. Social Development, v. 18, n. 2, p. 324-352, 2009. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-9507.2008.00503.x. Acesso em: 15 nov. 2024.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento. CNJ, [s.d.]. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/adocao/. Acesso em: 17 abr. 2024.
DENHAM, S. A. Emotional competence during childhood and adolescence. In: LOBLUE, V.; PERÉZ-EDGAR, K.; BUSS, K. A. (ed.). Handbook of Emotional Development. Boston: Springer, 2019. p. 493-541.
DENHAM, S. A.; BURTON, R. Social and emotional prevention and intervention programming for preschoolers. Boston: Springer, 2003.
FORMIGA, N. S. Diferença de gênero nos antecedentes das emoções de raiva, alegria e tristeza. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, v. 4, n. 6, p. 1-16, 2006.
FRANCO, M. G. S. E. C.; SANTOS, N. N. Desenvolvimento da compreensão emocional. Psicologia: Teoria e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 339-348, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/z46nh6ghBCgJMsPSHWtVgpJ/?lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2024.
GROSS, J. J.; THOMPSON, R. A. Emotion regulation: Conceptual foundations. In: GROSS, J. J. (ed.). Handbook of emotion regulation. New York: Guilford Press, 2007. p. 3-24.
HALBERSTADT, A. G.; DENHAM S. A.; DUNSMORE, J. C. Affective social competence. Social Development, v. 10, n. 1, p. 79-119, 2001. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1467-9507.00150. Acesso em: 15 nov. 2024.
HAVIGHURST, S. S. et al. Dads tuning in to kids: a randomized controlled trial of an emotion socialization parenting program for fathers. Social Development, v. 28, n. 4, p. 979-997, 2019. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/sode.12375. Acesso em: 15 nov. 2024.
HUBBARD, J. A.; DEARING, K. F. Children’s understanding and regulation of emotion in the context of their peer relations. In: KUPERSMIDT, J. B.; DODGE, K. A. (ed.). Children’s peer relations: Assessment, development, and intervention. Washington, DC: American Psychological Association Press, 2004. p. 81-99.
KAPPLER, S. R. Trocas afetivas de crianças em acolhimento institucional. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
KAPPLER, S. R.; MENDES, D. M. L. F. Trocas afetivas de crianças em acolhimento institucional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/6j8Qfnzx7YSZDNz9hXWzWpb/?lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2024.
LEWIS, J. M. The emergence of human emotions. In: LEWIS, M.; HAVILAND-JONES, J. M.; BARRETT, L. F. (ed.). Handbook of emoticons. New York: The Guilford Press, 2010. p. 304-319.
LINDQUIST, K. A.; MACCORMACK, J. K.; SHABLACK, H. The role of language in emotion: Predictions from psychological constructionism. Frontiers in Psychology, v. 6, p. 444-460, 2015. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2015.00444/full. Acesso em: 15 nov. 2024.
MACCORMACK, J. K. et al. Mothers’ interoceptive knowledge predicts children's emotion regulation and social skills in middle childhood. Social Development, v. 29, n. 2, p. 578-599, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/sode.12418. Acesso em: 15 nov. 2024.
MACHADO, P. M.; VERÍSSIMO, M.; DENHAM, S. O teste de conhecimento das emoções para crianças de idade pré-escolar. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación, v. 2, n. 34, p. 201-222, 2012.
MAIA, J. M. D.; WILLIAMS, L. C. A. Fatores de risco e fatores de proteção ao desenvolvimento infantil: uma revisão da área. Temas em Psicologia, v. 13, n. 2, p. 91-103, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/237475466_Fatores_de_risco_e_fatores_de_protecao_ao_desenvolvimento_infantil_uma_revisao_da_area. Acesso em: 15 nov. 2024.
MORÉ, C. L. O. O.; SPERANCETTA, A. Práticas de pais sociais em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes. Psicologia & Sociedade, v. 22, n. 3, p. 519-528, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/7DFRR36knkT9V7CfT3W6r5f/?lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2024.
NELSON, C. A.; FOX, N. A.; ZEANAH, C. H. Romania’s abandoned children: deprivation, braind development, and the struggles for recovery. Cambridge, Massachusetts, and London, England: Harvard University Press, 2014.
NIU, Y. et al. Foster Care Leads to Lower Irritability Among Adolescents with a History of Early Psychosocial Deprivation. Research on Child and Adolescent Psychopathology, v. 52, p. 1183-1192, 2024. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10802-024-01193-x. Acesso em: 15 nov. 2024.
NÓBREGA, J. N.; MINERVINO, C. A. S. M. Análise do nível de desenvolvimento da linguagem em crianças abrigadas. Psicologia e Argumento, v. 29, n. 65, p. 219-226, 2011. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20361. Acesso em: 15 nov. 2024.
OLIVEIRA, P. S. et al. Quality of institutional care and early childhood development. International Journal of Behavioral Development, v. 39, n. 2, p. 161-170, 2015. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0165025414552302. Acesso em: 15 nov. 2024.
PANKSEPP, J. Affect. In: CRAIGHEAD; W. E.; NEMEROFF, C. B. (org.). The concise corsini encyclopedia of psychology and behavioral science. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc, 2004. p. 22-23.
PARKER, A. E. et al. Emotions are a window into one's heart: a qualitative analysis of parental beliefs about children's emotions across three ethnic groups. Monographs of the Society for Research in Child Development, v. 77, n. 3, p. 1-144, 2012. Disponível em: https://srcd.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1540-5834.2012.00676.x. Acesso em: 15 nov. 2024.
ROSE‐KRASNOR, L. The nature of social competence: a theoretical review. Social Development, v. 6, n. 1, p. 111-135, 1997. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-9507.1997.tb00097.x. Acesso em: 15 nov. 2024.
SOUZA, A. B. M.; MENDES, D. M. L. F. Compreensão emocional em crianças e crenças maternas sobre competência emocional. Psicologia Clínica, v. 30, n. 3, p. 541-559, 2018.
TOMKINS, S. S. Affect Theory. In: P. Ekman, P. et al. (ed.). Emotion in the human face. 2. ed. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 2009. p. 353-395.
WATERS, S. F.; THOMPSON, R. A. Children’s perceptions of the effectiveness of strategies for regulating anger and sadness. International Journal of Behavioral Development, v. 38, n. 2, p. 174-181, 2014. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0165025413515410. Acesso em: 15 nov. 2024.
WIDEN, S. C.; RUSSELL, J. A. A closer look at preschoolers' freely produced labels for facial expressions. Developmental Psychology, v. 39, n. 1, p. 114-125, 2003. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2F0012-1649.39.1.114. Acesso em: 15 nov. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Expressão Católica

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.