ESTUDO SOBRE A ÉTICA DAS VIRTUDES E A JUSTIÇA NO PENSAMENTO ARISTOTÉLICO
DOI:
https://doi.org/10.25190/rec.v12i2.660Palavras-chave:
Ética, Aristóteles, Virtudes, JustiçaResumo
O presente artigo visa analisar as concepções trazidas pela ética das virtudes de Aristóteles, mormente analisando-se o conceito de justiça, de modo a identificar como esses entendimentos estão relacionados à busca pelo bem na referida ética. Diante da crise de valores, na qual se encontra a sociedade contemporânea, é necessário que se estude novamente os valores, tomando-os como princípios objetivos, superiores a mera subjetividade humana, a exemplo do valor justiça. Em vista disso, buscou-se responder o seguinte: qual é a natureza do bem almejado por todas as ações humanas e como tal conceito influencia o entendimento de virtudes, especialmente a acepção de justiça no pensamento aristotélico? Consoante o estudo da obra Ética a Nicômaco seria possível defender a hipótese de que as virtudes representam a excelência moral e ética nas ações humanas, sendo a justiça uma dessas virtudes, consistindo em um dos princípios fundamentais para alcançar o bem comum em uma sociedade.
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Edson Bini. 4. ed. São Paulo: Edipro, 2014.
BITTAR, E. C. B. A justiça em Aristóteles. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
GOLDSCHMIDT, V. A religião de Platão. São Paulo: DIFEL, 1963.
HESSEN, J. Filosofia dos Valores. Tradução: Cabral de Moncada. Coimbra: Arménio Amado Editor, 1980.
MONDIN, B. Introdução à filosofia: problemas, sistemas, autores, obras. Tradução: J. Renard. 16. ed. São Paulo: Paulus, 2006.
MONDIN, B. Manuale di filosofia sistemática: Etica Politica. 2. ed. Bologna: Edizioni Studio Domenicano, 2000.
PIEPER, J. Virtudes fundamentais: as virtudes cardeais e teologais. Tradução: Paulo Roberto de Andrade Pacheco. São Paulo: Cultor de Livros, 2018.
VEIGA, B. A ética das virtudes segundo Tomás de Aquino. Campinas: Ecclesiae, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Expressão Católica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.