O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NO AUXÍLIO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Marilia Teofilo Lima Pessoa Centro Universitário Christus, UNICHRISTUS, Brasil
  • Lucas Melgaço da Silva Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4145-4036
  • Eloisa Rodrigues Pássaro Centro Universitário Christus, UNICHRISTUS, Brasil
  • Karla Angélica Silva do Nascimento Centro Universitário Christus, UNICHRISTUS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6103-2397

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v12i2.490

Palavras-chave:

Dislexia, Disgrafia, Recursos digitais, TDAH

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência na escola é essencial para garantir seus direitos, abrangendo diversas condições, como deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo analisar estratégia de aprendizagem da língua escrita de uma criança com transtornos de aprendizagem com o uso de recurso digital. Para isso, foi necessário abordar a efetivação do ensino e melhoria da aprendizagem de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) associado à dislexia e disgrafia, e relatar o método da escrita de uma criança com TDAH, a partir do uso de um recurso digital. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa que analisou a utilização de uma ferramenta para auxiliar e contribuir na aprendizagem de uma criança com diagnóstico de TDAH associado à dislexia e disgrafia. Os resultados evidenciaram que o uso prático do editor de texto em um smartphone ajudou na autonomia da escrita da criança sem gerar traumas. Observou-se que a tecnologia digital pode contribuir com o processo de ensino, proporcionando à criança com transtornos de aprendizagem diferentes forma de aprender, ajudando a vencer os limites dos transtornos, a partir de metodologias ativas e inclusiva.

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Publicado

14-11-2023

Como Citar

PESSOA, M. T. L.; SILVA, L. M. da; PÁSSARO, E. R.; NASCIMENTO, K. A. S. do. O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NO AUXÍLIO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 64–75, 2023. DOI: 10.25190/rec.v12i2.490. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/490. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência