CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

Autores

  • Publicações Acadêmicas UNICATÓLICA
  • Luana Lins Lucena Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil
  • Thiery de Souza Correia Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil
  • Maria Yasmim Lima Viturino Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil
  • Ramon de Oliveira da Cunha Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil
  • Talita Amancio de Almeida Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil
  • Geisa Helena Carlos Reis Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil
  • Pâmela Leticya Cabral Bezerra da Silva Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil
  • Mariza Maria Barbosa Carvalho Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil

Palavras-chave:

Curricularização, APS, Saúde, Ensino, Aprendizagem

Resumo

A curricularização da extensão foi regulamentada pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018 a qual estabelece que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação. Para os cursos da saúde, a curricularização cumpre um papel  significativo, uma vez que garante oportunidades de inserção de estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais em diferentes contextos, vivenciando a realidade do SUS para conhecer como se organiza e funciona,  propicia a comunicação e o diálogo com as necessidades das pessoas, bem como os seus saberes e suas ações de cuidado de saúde comunitária, adensando a conexão desses atores com a busca pela afirmação e conquista da saúde como direito.

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Publicado

2024-07-18

Edição

Seção

Atividade Curricular de Extensão II