ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS COM DOENÇA RENAL UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.25191/recs.v9i1.767Palavras-chave:
Educação em saúde, Crianças, Inteligência artificial, Revisão sistemática, Doença renalResumo
Objetivou-se analisar estudos que relatam sobre estratégias de educação em saúde para crianças usando inteligência artificial. Trata-se de uma revisão sistemática, com busca nas bases de dados: Pubmed, SCOPUS, Lilacs e Web of Science, com os descritores controlados: “children”, “health”, “Kidney Diseases” e “artificial intelligence”. O cruzamento dos descritores foi realizado com auxílio do operador booleano AND e/ou OR. A busca nas bases de dados gerou 304 artigos, dos quais 189 foram excluídos por estarem duplicados. Dos 60 artigos selecionados para a leitura do título e resumo, apenas 21 atenderam aos critérios, e após leitura na íntegra, foram incluídos 09 artigos. Os estudos mencionados destacam o potencial significativo do uso da inteligência artificial na melhoria do controle inibitório e na reabilitação da memória em pacientes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Em síntese, tais descobertas ressaltam a relevância do contínuo desenvolvimento de intervenções pautadas na tecnologia, as quais oferecem perspectivas promissoras para aprimorar a qualidade de vida e o potencial de indivíduos no contexto da dinâmica saúde-doença. Certifica-se com este estudo que estratégias de ensino empregando inteligência artificial viabilizam a compreensão e a aquisição de conhecimento por parte dos pacientes em uma ampla gama de contextos relacionados à saúde e à doença.
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