O ESPAÇO SAÚDE E LAZER: A ACADEMIA AO AR LIVRE EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.25191/recs.v9i2.330Palavras-chave:
Academia, Qualidade de Vida, SaúdeResumo
O presente artigo apresenta como objetivo geral a ideia de diagnosticar a realidade da academia ao ar livre denominada “Saúde e Lazer” contribuindo para promover a saúde e o lazer à população da comunidade de Nogueira, no município de Alvarães, no usufruto da apropriação dos espaços de lazer, com perspectivas de qualidade de vida coletiva. Trazendo as seguintes questões norteadoras: Qual a realidade encontrada na academia ao ar livre (Saúde e Lazer) na questão do espaço, atuação profissional e usuário? Quais as barreiras existentes no espaço? Quais os benefícios para os usuários? Na primeira sessão procura-se informar o leitor sobre a conceituação de lazer e academia ao ar livre, trazendo a ideia de alguns autores que possuem maior conhecimento sobre o assunto. No desenvolvimento do estudo vamos apontando os principais fatos observados na academia em questão, trazendo dados da realidade da mesma e mostrando como se dá a relação dos usuários com o espaço. Para a técnica e coleta de dados foi utilizado a análise do discurso, observação, observação participante e entrevistas semiestruturada. Mostraremos também algumas sugestões de como melhorar o espaço para obter um melhor aproveitamento por parte dos usuários. Apresentamos uma diagnose do espaço e uma tabela contendo as principais informações coletadas a partir do desenvolvimento deste artigo.
Referências
ALMEIDA, P. C. O desinteresse pela Educação Física no ensino médio. Efdeportes.com, v. 11, n. 106, 2017.
ALVES, F. S.; CARVALHO, Y. M. Práticas Corporais e grande saúde: um encontro possível. Movimento, v. 16, n. 4, p. 229-244, out./dez. 2020.
BRASIL. Secretaria de Esportes e Lazer. Projeto Político Pedagógico das Academias Populares de Vitória. Vitória, 2018.
CAMARGO, L. O. L. O que é Lazer. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2018.
CHIZZOTTI, A. Da pesquisa qualitativa: pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2019.
DANTAS, E. H. M. Fatores efetivos indispensáveis para o sucesso nos programas de atividade física para a 3ª idade. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 2, n. 2, p. 75-82, 2016.
GUEDES, D. P. Crescimento, composição corporal e desempenho motor de crianças e adolescentes. São Paulo: CLR-Balieiro, 2020.
IBGE. Censo Demográfico 2022. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Acompanha 1 CD-ROM. Acesso em: 02 abr. 2024.
MAGALHÃES, C. Academias ao ar livre são alvos de vândalos em Belém. Amazônia, Belém, 2022.
MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas: Autores associados, 2016.
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiografia, 2021.
SKOWRONSKI, M. Educação física e saúde: a mobilização de saberes para atuação nos polos do programa academia da saúde no Brasil. 2014. 130f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Programa de Pós-Graduação da Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
SOUSA, B. G. S. de; SOUSA, F. E. F. de; SOUSA, M. G. G. S. de. Questionário de prontidão para a atividade física (PAR-Q) antes de um programa de treinamento na academia complexo one: relato de experiência. Revista Expressão Católica, v. 11, n. Especial, p. 306-316, 2022. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/126. Acesso em: 10 abr. 2023.
STIGGER, M. P. Esporte, lazer e estilos de vida: um estudo etnográfico. Campinas: Autores Associados, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Expressão Católica Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.