http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/issue/feedRevista Expressão Católica2024-09-10T13:39:44+00:00Revista Expressão Católicarevistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista Expressão Católica é um periódico científico interdisciplinar de publicação semestral, publicado e editado pelo Centro Universitário Católica de Quixadá – UNICATÓLICA. Se destina à divulgação de resultados de pesquisas inéditas da comunidade científica nacional e internacional sobre temas relacionados às áreas de Administração, Contabilidade, Educação e Ensino, e que corroborem com sua missão institucional que é “Educação superior à luz dos valores cristãos, éticos e humanos de forma inovadora e sustentável”, e também com os princípios e valores institucionais.</p>http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1331Nominata Anual de Pareceristas2024-09-05T18:07:48+00:00Publicações Acadêmicas UNICATÓLICApublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br2024-09-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Expressão Católicahttp://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/808A NECESSIDADE DE INTERAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL2024-08-12T19:42:35+00:00Vinicius da Silva Freitasviniciuscarvalho34@hotmail.comJosé Roberto Gonçalves de Abreuabreufisio@gmail.com<p>Este trabalho fará uma análise, sob a ótica da teoria evolucionária, da construção dos sistemas energéticos, desde que o homem iniciou o processo de apropriação da renda energética até hoje, esses sistemas vêm ultrapassando a capacidade de suporte do planeta em termos de remoção da poluição gerada. Discute-se a ampliação da apropriação desta renda energética e suas consequências, tendo a revolução industrial como divisor de águas no que diz respeito ao aproveitamento dos recursos naturais e energéticos. O debate sobre o processo de inovação tecnológica pode abrir a perspectiva para mudanças de rotas e paradigmas tecnológicos, hoje existentes, mostrando-se o papel da regulação e o da gestão como primordiais para esta transformação. E ainda se mostram as opções por meio das fontes alternativas renováveis de energia de mudanças na infraestrutura energética do planeta para preservação da vida como a conhecemos a longo prazo.</p>2024-09-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Expressão Católicahttp://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/325FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO ACERCA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NESSE PROCESSO2024-03-18T11:37:44+00:00Ioneide Coelho da Mata Araújoioneide.damata.araujo@gmail.comIvonei Gomes Marinhoivoneigomebmw@hotmail.comRozilane Gomes Marinhomarinhorozilane@gmail.comStânia Nágila Vasconcelos Carneirostanianagila@unicatolicaquixada.edu.br<p>O presente estudo analisa a gestão escolar e suas contribuições para a formação docente numa perspectiva democrática e participativa. Quanto aos objetivos específicos: a) Discutir os conceitos teóricos que tratam dos temas gestão escolar; entender processo de construção da identidade e profissionalização docente; b) conhecer como se dá o processo de legitimação da identidade docente e c) entender qual a percepção dos docentes a respeito de sua valorização. No entanto, tem-se como foco destacar a ideia de que a gestão escolar é uma realidade social e política onde a participação de cada membro é fundamental e, que os fatores que influenciam neste processo devem ser discutidos e analisados pelos membros da escola e da comunidade. Diante de tais perspectivas, evidenciou-se o seguinte problema: De que maneira a gestão escolar contribui no processo de formação e construção do sentimento da identidade e profissionalização de professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Alvarães/AM? Como delineamento metodológico, a pesquisa se caracteriza por ter uma abordagem qualitativa com investigação empírica, classificadas em bibliográfica e de campo. Quanto aos resultados a construção da identidade e profissionalização docente são processos complexos e contínuos, nos quais o gestor escolar desempenha um papel relevante, criando condições favoráveis ao desenvolvimento profissional dos docentes, oferecer suporte pedagógico, promover oportunidades de aprendizagem e valorizar a atuação dos professores. Portanto, conclui-se que, a identidade docente é entendida como uma edificação social, marcada por muitos elementos que se interagem.</p>2024-09-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Expressão Católicahttp://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/596AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2016-20222024-08-12T12:06:54+00:00Vitória Maria Serafim da Silvavitoriamaria33@gmail.comFelipe Alves Reinaldofelipe.reinaldo@live.comLuiz Stephany Filholuizstephany@hotmail.com<p style="font-weight: 400;">O tema “inovação” entrou em evidência nos últimos tempos dado o seu potencial para promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e econômico de regiões ou nações. Nessa perspectiva, a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – ENCTI 2016-2022 se propôs a superar desafios da CT&I brasileira, dentre eles, o de posicionar o Brasil entre os países mais desenvolvidos em CT&I. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste em avaliar os desdobramentos da ENCTI 2016-2022 para superar desafio supracitado. Utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, a partir da utilização de fontes secundárias, com uma abordagem descritiva para a interpretação dos dados e análise da ENCTI 2016-2022, descobriu-se que: O Brasil ainda não está posicionado entre os mais desenvolvidos em CT&I, em partes, por não atingir as metas de investimento em P&D e formação de recursos humanos. Espera-se que a partir da exposição desses dados se lance luz sobre o que representa para a CT&I brasileira e, sobretudo, para a competitividade nacional, o baixo desempenho em relação às metas aqui apontadas.</p>2024-09-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Expressão Católicahttp://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/601CONCEPÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA TEOLOGIA2024-02-27T13:47:15+00:00Firmino Inácio de Souzafirmino.iinacio@gmail.comAntonio Marcos Chagaspemarcos@unicatolicaquixada.edu.br<p>O presente artigo objetiva refletir sobre as principais concepções a respeito do ensino de Teologia, mediante o levantamento histórico de sua trajetória, com a descrição do público-alvo dos cursos teológicos, adentrando também na sua sistematização assim como nas questões relevantes sobre o processo de ensino e aprendizagem. O método investigativo adotado é o bibliográfico, concentrado em documentos oficiais nacionais sobre educação, fundamentando-se também em estudiosos e comentadores da temática. A motivação para o presente estudo decorre da necessidade de oportunizar reflexões sobre a ação educativa, mais precisamente, nos cursos de teologia, contribuindo com os estudos e discussões na área e fomentando trabalhos vindouros na mesma linha de pesquisa.</p>2024-09-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Expressão Católicahttp://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/524ORIGENS E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL EM OCARA (1930-1970)2024-04-01T12:06:57+00:00Douglas Nogueira de Oliveiradouglano1406@gmail.comFátima Maria Leitão Araújofatima.leitao@uece.br<p>O presente artigo visa buscar compreender sobre as origens e o desenvolvimento educacional escolar de Ocara – Ceará no período entre as décadas de 1930 e 1970, quando este lugar era apenas um distrito do município de Aracoiaba. O desenvolvimento desta escrita faz parte de uma das etapas de uma pesquisa, a qual utilizamos a metodologia qualitativa analítica, fundamentada em produções acadêmicas de pesquisadoras locais, que investigaram o contexto histórico educacional ocarense do referido período. Dentre as referidas pesquisas, destacamos: Correia (2012); Oliveira (1996); Pinheiro (2018). A partir da análise desses materiais, investigaremos os seguintes aspectos relacionados ao contexto educacional local: as primeiras iniciativas educacionais, a partir do ensinar a ler e escrever particularmente; o intermédio do Padre Demétrio, pároco do município de Aracoiaba para a vinda da primeira professora primária e de ofertar o ensino primário para a população do então distrito de Jurema; O surgimento da primeira professora oriunda do lugar; a construção da primeira escola; a luta da população para que fosse ofertado ensino de 5ª a 8ª séries.</p>2024-09-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Expressão Católicahttp://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1308A GESTÃO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES TEÓRICAS2024-08-01T13:56:11+00:00Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahimanapaula_tahim@yahoo.com.br2024-09-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Expressão Católica