RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETOS TEMÁTICOS INSERIDOS NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa Universidad Nacional del Este, UNE, Paraguai
  • Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia Universidade da Madeira, UMa, Portugal
  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0413-7798

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v11iEspecial.98

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 fev. 2006.

BRASIL. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 17 dez. 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996ª.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.

DEWEY, J. Escola e democracia. São Paulo: Vozes. 1973.

FINO, C. N. A etnografia enquanto método: um modo de entender as culturas (escolares) locais. In: ESCALLIER, C.; VERÍSSIMO, N. (org.). Educação e cultura. Funchal: DCE – Universidade da Madeira, 2008.

JOLIBERT, J. et al. Formando crianças leitoras. São Paulo: Artmed, 1993.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MENDEZ, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

MENEZES, P. Tradição e Inovação no Ensino de Física: grupos colaborativos de professores dando estabilidade a mudanças. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

PABLOS, J. de. A visão disciplinar no Espaço das Tecnologias da Informação e Comunicação. In: SANCHO, J. M.; HERNANDEZ, F. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

RUDIO. F. V. Introdução ao projeto de pesquisa cientifica. Rio de Janeiro: Petrópolis. Editora Vozes, 1986.

TOFFLER, A. O choque do futuro. Tradução de Eduardo Francisco Alves. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Downloads

Publicado

16-11-2022

Como Citar

SOUSA, M. G. G. S. de; GOUVEIA, M. F. B. P.; CARNEIRO, S. N. V. RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETOS TEMÁTICOS INSERIDOS NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 11, n. Especial, p. 95–105, 2022. DOI: 10.25190/rec.v11iEspecial.98. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/98. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupo de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6