PESTALOZZI E A PSICOLOGIA POSITIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM A CULTURA DA PAZ NO ENSINO SUPERIOR JURÍDICO DA FUPAC

Autores

  • Leilane Virgínia Vieto Penariol Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil
  • Daniel González

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v11i2.28

Palavras-chave:

Pestalozzi, Psicologia Positiva, Cultura da Paz

Resumo

A intolerância e a violência presentes nas instituições de ensino brasileiras demandam iniciativas que fomentem o desenvolvimento de uma cultura de paz. Nesta pesquisa o objetivo foi refletir sobre o contexto atual e investigar como o modelo pedagógico desenvolvido Johann Pestalozzi Heinrich, que prioriza a fraternidade, o amor e o afeto no processo educacional infantil, poderia ser introduzido na realidade do ensino superior. Promoveu-se o estudo de caso da FUPAC, instituição em que o método pestalozziano foi adaptado em consonância com fundamentos da Psicologia Positiva para desenvolver práticas pedagógicas que estabeleceram condições mais favoráveis ao sucesso na aprendizagem ao mesmo tempo em que estimularam a formação para a cultura da paz no ambiente universitário. Empregou-se um delineamento metodológico que incluiu as pesquisas bibliográfica e telematizada, responsáveis pelo aporte teórico necessário à análise proposta. O trabalho permitiu concluir que as transformações estruturais e pedagógicas essenciais ao banimento da violência e a construção de ambientes mais favoráveis ao aprendizado no ensino jurídico superior dependem de tempo, formação docente de qualidade e contínuos aperfeiçoamentos das práticas pedagógicas, constituindo a pedagogia de Pestalozzi e a Psicologia Positiva instrumentos que colaboram com a promoção da transformação necessária para harmonia do ambiente e das relações, o que pode refletir na melhora do desempenho acadêmico.

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Publicado

28-02-2023

Como Citar

PENARIOL, L. V. V.; GONZÁLEZ, D. PESTALOZZI E A PSICOLOGIA POSITIVA: UMA EXPERIÊNCIA COM A CULTURA DA PAZ NO ENSINO SUPERIOR JURÍDICO DA FUPAC. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 7–16, 2023. DOI: 10.25190/rec.v11i2.28. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/28. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais