AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA DIAGNÓSTICO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Ana Isile Ferreira de Oliveira Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil
  • Mércia Capistrano Oliveira Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25190/rec.v13iEspecial.1466

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR. 5. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2023.

BRASIL. Lei nº 14254, de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, 30 nov. 2021.

CIPRIANO, J. A.; ZAQUEU, L. da C. C. A dupla excepcionalidade altas habilidades/superdotação associada ao transtorno do espectro autista: compreendendo as especificidades. Conjecturas, v. 22, n. 1, p. 1023-1041, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/358196912_A_dupla_excepcionalidade_altas_habilidadessuperdotacao_associada_ao_transtorno_do_espectro_autista_compreendendo_as_especificidades. Acesso em: 10 out. 2024.

DINIZ, J. M.; CORREA, J.; MOUSINHO, R. Perfil cognitivo de crianças com dislexia e de crianças com TDAH. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 37, n. 112, p. 18-28, jan./abr., 2020. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v37n112/03.pdf. Acesso em: 10 out. 2024.

FRANK, M. G.; STEPHEN, N. E. Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças - SSRS. Adaptação brasileira: Zilda A. P. Del Prette, Lucas Cordeiro Freitas, Marina Bandeira, Almir Del Prette São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2016.

MENDONÇA, L. D.; RODRIGUES, O. M. P. R.; CAPELLINI, V. L. M. F. WISC-III: Instrumento para Confirmação de Altas Habilidades/Superdotação. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, p. 50-62, jan./mar. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/mvmPxztwcSdXsqbHhsFRxpt/. Acesso em: 10 out. 2024.

OUROFINO, V. T. A. T.; GUIMARÃES, T. G. Características intelectuais, emocionais e sociais do aluno com altas habilidades/superdotação. In: FLEITH, D. de S. (org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altashabilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília: MEC, SEESP, 2007. p. 41-52.

PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

PEREIRA, J. D. S. Altas habilidades ou superdotação e o TDAH: avaliação multidimensional para identificação de indicadores de dupla excepcionalidade. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.

PÉREZ, S. G. P. B.; FREITAS, S. N. Manual de identificação de altas habilidades/superdotação. Guarapuava: Apprehendere, 2016.

RAVEN, J.; RAVEN, J. C.; COURT, J. H. Matrizes Progressivas coloridas de Raven. São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2018.

TONELLI, H. Autismo, teoria da mente e o papel da cegueira mental na compreensão de transtornos psiquiátricos. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, p. 126-134, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/kQDx4WZqCRD9FwChDkdnH3m/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2024.

VINIC, A. A. Proprosal study for diagnostic evaluation of social cognition in autism spectrum disorders. 2012. 103 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.

WECHSLER, D. Escala Wechsler de inteligência para crianças: WISC-IV. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2018.

Downloads

Publicado

19-02-2025

Como Citar

OLIVEIRA, A. I. F. de; OLIVEIRA, M. C. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA DIAGNÓSTICO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Revista Expressão Católica, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 137–143, 2025. DOI: 10.25190/rec.v13iEspecial.1466. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1466. Acesso em: 12 mar. 2025.

Edição

Seção

Extensão e Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)