A MAGIA DE CONTAR HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ANTÔNIA PEREIRA DE SOUSA

Autores

  • Publicações Acadêmicas UNICATÓLICA
  • Antônia Pereira de Sousa Universidad San Carlos, USC, Paraguai
  • Jaqueline Mota Sousa Universidad San Carlos, USC, Paraguai
  • Elvira dos Santos Barbosa São Pedro Universidad San Carlos, USC, Paraguai
  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil

Palavras-chave:

Educação, Literatura Infantil, Desenvolvimento da Criança

Resumo

Há muitos anos, a contação de história habita o mundo das escolas, mas muitos professores ainda não descobriram o quanto as histórias podem ajudá-los em sua missão de educadores. No cotidiano da primeira infância a rotina que norteia o trabalho desenvolvido com as crianças em sala de aula, tem como uma das atividades a roda interativa, que promove o contato com a leitura através da contação de histórias que é realizada com vários objetivos, sendo que o primordial é o de despertar o interesse pela leitura. Alguns professores utilizam as histórias apenas para acalmar os alunos e não veem as possibilidades de uma boa ocasião para desenvolver o gosto pela leitura a partir do conto. Naturalmente, é necessário fazer uma seleção inicial levando em conta, entre outros fatores, o ponto de vista literário, o interesse do ouvinte, sua faixa etária, suas condições socioeconômicas.

Downloads

Publicado

2023-03-30