PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE ABORDAR SAÚDE MENTAL, EDUCAÇÃO ESPECIAL E A IMPLANTAÇÃO DO PLANTÃO PSICOLÓGICO NAS ESCOLAS DE MOMBAÇA-CE

Autores

  • Publicações Acadêmicas UNICATÓLICA
  • Maria Géssica da Silva Martins Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil
  • Maria Kéciajane da Silva Carvalho Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil
  • Marlene Gomes Guerreiro Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Saúde Mental, Psicologia Escolar

Resumo

Embora de recente implantação, datando algumas décadas, a Psicologia Educacional é hoje reconhecida como uma área da ciência psicológica de significativa relevância para o ambiente escolar, uma vez que, através desta além dos conteúdos programados na grade curricular dos estudantes, é possível, por intermédio de um profissional capacitado trabalhar de modo a desenvolver campos tais como a inteligência emocional, relações de convivência e respeito, cujos constituem faces indispensáveis para um desenvolvimento social saudável, além de conseguir, por outro lado, trabalhar de modo a auxiliar os profissionais da educação quanto aos desafios diários que a profissão lhes apresentam. Desse modo, o presente trabalho evidencia-se como requisito para apresentação de estágio básico na área educacional, contemplando a proposta elaborada de atender às escolas de ensino fundamental da sede, abordando as temáticas de saúde mental, educação especial e o plantão psicológico. O objetivo  deste trabalho é apresentar e discutir a relevância da implantação do serviço de psicologia de modo obrigatório no âmbito escolar, uma vez que, foi denotada a necessidade da continuidade dos diálogos realizados sobre saúde mental, a educação especial direcionada para a metodologia dos professores pautadas para a inclusão e desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças com necessidades educacionais específicas bem como a importância da escuta individual para os estudantes que buscaram o serviço de plantão psicológico. É cabível mencionar que o trabalho aqui abordado se trata de um relato de experiência parcial do Estágio Básico transcorrido entre agosto e dezembro de 2022 na unidade concedente Secretaria de Educação de Mombaça (SME), os materiais utilizados se referem ao relato descrito no plano de atividades e se organizaram de acordo com o planejamento executado nos dias de segunda a sexta-feira, salvo às quartas-feiras cujas eram destinadas às orientações de estágio, portanto, é válido mencionar que em um primeiro momento foram realizadas entrevistas inicias junto aos coordenadores das escolas a fim de unir as demandas emergentes de cada instituição e posterior a isso feito o planejamento individual dessas escolas para por fim ser feito o retorno para trabalhar com as turmas mencionadas como de maior necessidade pela gestão escolar. Foram realizadas atividades em cinco escolas do município. Esses momentos foram divididos em três dias da semana, sendo eles as segundas-feiras, terças-feiras e quintas-feiras, ficando uma semana para cada escola. Para a promoção de diálogos acerca das questões que envolvam saúde mental dos alunos, foi realizado o Círculo de Construção de paz, oportunizando aos alunos um momento para expressarem seus sentimentos. Além disso, aconteceu orientação sobre os modos de inclusão na educação especial. Por fim, através do plantão psicológico, ocorreu a escuta qualificada direcionada às questões individuais de alunos. Ademais, anseia-se que as atividades realizadas possam ter atuado como meio facilitadores para a promoção de saúde mental no ambiente escolar.

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Publicado

2023-03-09