A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM UM CENTRO DE REALIBILITAÇÃO INTEGRAL
Palavras-chave:
Estimulação Precoce, Reabilitação, PsicologiaResumo
A estimulação precoce é uma estratégia de acompanhamento e tratamento multiprofissional de crianças com alguma deficiência, visando a estimulação motora e cognitiva. Também é aplicada para atenuar sequelas neuropsicomotoras de crianças com doenças somáticas limitantes. Esta terapêutica se apoia no princípio da plasticidade cerebral, aproveitando as janelas de oportunidade do desenvolvimento infantil e se utilizando de recursos lúdicos. O objetivo deste trabalho é discorrer sobre o papel da psicologia no processo de estimulação precoce em um centro de reabilitação. A metodologia utilizada é o relato de experiência (RE) que apresenta a experiência vivida no estágio profissionalizante, visando a sua valorização por meio do esforço acadêmico-científico explicativo e da aplicação crítica-reflexiva. O Centro de Atenção Integrada de Quixeramobim (CAIQ) é um estabelecimento de saúde do tipo Policlínica, pertencente ao nível de atenção secundário do Sistema Único de Saúde (SUS). O CAIQ tem como mantenedora a Prefeitura de Quixeramobim e sua abrangência é municipal. Atua por meio de uma equipe multiprofissional englobando as especialidades de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e serviço social. O público atendido é composto por idosos, adultos, adolescentes e crianças. A estimulação se destina a crianças de 0 a 5 anos, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, paralisia cerebral, microcefalia, Síndrome de Down e demais síndromes congênitas. A Psicologia tem atuação com foco no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) junto a um público infantil predominantemente com idade de 2,5 anos com hipótese diagnóstica ou diagnóstico de TEA. A população atendida dá entrada ao serviço a partir dos encaminhamentos de diferentes pontos da rede, sendo acolhida no primeiro atendimento pela profissional e estagiária para anamnese, vínculo, orientação e definição de conduta. Ao longo do estágio fez-se este procedimento com as mães. Nas sessões subsequentes, são agendadas em média 8 crianças, por turno e é utilizado o Instrumento “Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI)”, importante ferramenta para conhecimento de parâmetros desenvolvimentais e terapêuticos, além de recursos lúdicos. Observou-se que a anamnese e as sessões são efetivas para a oferta de assistência psicológica, esta que é complementada pela ação multiprofissional, uma vez que a abordagem do desenvolvimento deve ser global. Conclui-se pela importância de um serviço descentralizado e acessível frente ao número considerável de crianças com hipótese de TEA, que chegam a formar filas de espera.
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