RELATO DE EXPERIÊNCIA: ACOLHIMENTO DE ALUNOS DA REDE ESTADUAL

Autores

  • Publicações Acadêmicas UNICATÓLICA
  • Maria Nayara Alves Lobo Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil
  • Nataly Sousa de Oliveira Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil
  • Marlene Gomes Guerreiro Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil

Palavras-chave:

Educação, Escuta Ativa, Discentes

Resumo

A psicologia escolar se apresenta a fazendo a escuta ativa com os alunos que no decorrer do tempo eram colocados em lista monitorada pela própria escola, visando trabalhar com cada aluno em particular, conhecendo suas reações e suas demonstrações que eles trazem a escola é palco de uma construção social que envolve muitos fatores, o cultural, psíquico, social e o papel do Psicólogo escolar é observar e intervir nessas relações dentro e ou fora sala de aula. Oferecendo métodos, utilizados para a promoção do rendimento escolar, ou seja, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento de uma afetividade positiva entre os integrantes da instituição com aplicação de técnicas para o desenvolvimento desses alunos, professores e funcionários de modo geral. No Brasil a técnica de observação iniciou-se através do modelo clínico, ainda é um método muito utilizado frequentemente nas escolas. Outro método utilizado é o de intervenção direta e indiretamente, onde temas são trabalhos e expostos para serem discutidos junto com adolescentes Ambos os métodos possui a observação e participação do profissional. Segundo Cano e Sampaio (2013) o método utilizado na produção cientifica psicológica é o de observação. Esse método mostra interesse em saber o que os organismos fazem sobre tais circunstâncias, e estudos que envolvem o comportamento, interações humanas, esses processos se inicia pela observação cientifica, no qual tem características diferentes da observação cotidiana, na produção cientifica, a observação dispõe dados quantitativos dos fenômenos do ambiente inserido. Dessa forma, ajudará diagnosticar situações problemáticas. Para facilitar o mesmo, encontrando mais rápido um procedimento eficaz. No século XX, as estratégias observacionais deram início no Brasil. No contexto atual, psicólogos veem utilizando com mais frequência a estratégias observacionais, não apenas como forma de coletas de dados, mas para avaliação psicológica e elaborando instrumentos de medidas de comportamentos humanos. Diante disso, o método de observação traz análise para vários profissionais e áreas diferentes, todos com embasamento de resolução e diagnóstico. Objetiva-se, assim, expressar dimensões mais amplas e qualitativas; valorizando-se mais o recorte das interações sociais, e nem tanto o comportamento individual. É comum identificarmos ali a percepção do psicólogo como uma espécie de "mágico", capaz de resolver todos os problemas que as crianças possam apresentar. Tal representação nos sugere duas hipóteses complementares: de um lado esta situação é uma tentativa de passar a responsabilidade da ação pedagógica para outra pessoa - e neste caso o psicólogo é bem-vindo; esse trabalho se deu na Escola Estadual de Educação Maria Cavalcante Costa localizada no município de Quixadá onde tem em média de 503 alunos divididos por cursos, oferecido pela escola.

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Publicado

2023-03-08