RELATO DE EXPERIÊNCIA: ACOLHIMENTO DE ALUNOS DA REDE ESTADUAL
Palavras-chave:
Educação, Escuta Ativa, DiscentesResumo
A psicologia escolar se apresenta a fazendo a escuta ativa com os alunos que no decorrer do tempo eram colocados em lista monitorada pela própria escola, visando trabalhar com cada aluno em particular, conhecendo suas reações e suas demonstrações que eles trazem a escola é palco de uma construção social que envolve muitos fatores, o cultural, psíquico, social e o papel do Psicólogo escolar é observar e intervir nessas relações dentro e ou fora sala de aula. Oferecendo métodos, utilizados para a promoção do rendimento escolar, ou seja, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento de uma afetividade positiva entre os integrantes da instituição com aplicação de técnicas para o desenvolvimento desses alunos, professores e funcionários de modo geral. No Brasil a técnica de observação iniciou-se através do modelo clínico, ainda é um método muito utilizado frequentemente nas escolas. Outro método utilizado é o de intervenção direta e indiretamente, onde temas são trabalhos e expostos para serem discutidos junto com adolescentes Ambos os métodos possui a observação e participação do profissional. Segundo Cano e Sampaio (2013) o método utilizado na produção cientifica psicológica é o de observação. Esse método mostra interesse em saber o que os organismos fazem sobre tais circunstâncias, e estudos que envolvem o comportamento, interações humanas, esses processos se inicia pela observação cientifica, no qual tem características diferentes da observação cotidiana, na produção cientifica, a observação dispõe dados quantitativos dos fenômenos do ambiente inserido. Dessa forma, ajudará diagnosticar situações problemáticas. Para facilitar o mesmo, encontrando mais rápido um procedimento eficaz. No século XX, as estratégias observacionais deram início no Brasil. No contexto atual, psicólogos veem utilizando com mais frequência a estratégias observacionais, não apenas como forma de coletas de dados, mas para avaliação psicológica e elaborando instrumentos de medidas de comportamentos humanos. Diante disso, o método de observação traz análise para vários profissionais e áreas diferentes, todos com embasamento de resolução e diagnóstico. Objetiva-se, assim, expressar dimensões mais amplas e qualitativas; valorizando-se mais o recorte das interações sociais, e nem tanto o comportamento individual. É comum identificarmos ali a percepção do psicólogo como uma espécie de "mágico", capaz de resolver todos os problemas que as crianças possam apresentar. Tal representação nos sugere duas hipóteses complementares: de um lado esta situação é uma tentativa de passar a responsabilidade da ação pedagógica para outra pessoa - e neste caso o psicólogo é bem-vindo; esse trabalho se deu na Escola Estadual de Educação Maria Cavalcante Costa localizada no município de Quixadá onde tem em média de 503 alunos divididos por cursos, oferecido pela escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.