O PAPEL DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTOJUVENIL
Palavras-chave:
Educação Emocional, Inteligência, PsicoeducaçãoResumo
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as competências emocionais abarcam os conceitos de autoconhecimento, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamentos e tomadas de decisões responsáveis. Dessa forma, o entendimento desses aspectos possibilita uma maior compreensão tridimensional: de si mesmo, do outro e do mundo, evidenciando a importância de trabalhar os conceitos supracitados com o público infantojuvenil, uma vez que essa é uma fase da vida de ao mesmo tempo vulnerabilidade e consolidação emocional. Assim, evidencia-se a necessidade de apresentar, por meio de atividades dinâmicas e conversas didáticas, o tema O Papel da Educação Emocional no Desenvolvimento Cognitivo Infantil, que procura trabalhar diversos temas relacionados ao assunto em um processo de troca de opiniões e experiências, promovendo para o público uma psicoeducação acerca da inteligência emocional e um auxílio nos processos de desenvolvimento cognitivo infantojuvenil. O presente trabalho visa trabalhar atividades socioemocionais acerca do papel da educação emocional do público-alvo, visando a promoção de uma psicoeducação relativa ao processo de conhecimento e autonomia das características da inteligência emocional infantil, assim, os auxiliando em seus processos de desenvolvimento cognitivo e social. A metodologia para a realização deste se configurou de maneira versátil e livre — visando o conforto do momento para as crianças —, visto que, ela perpassou por debates através de rodas de conversa, gincanas e dinâmicas com uma gama de materiais artísticos para promoção da psicoeducação atrelada à metodologia de acolhimento e escuta, além do processo fundamental da formação de vínculo. Durante as intervenções realizadas até a data presente, os métodos usados para a abordagem do tema com as crianças obtiveram êxito, onde elas apresentaram-se participativas durante as gincanas e dinâmicas realizadas, além de um feedback constante e positivo acerca das intervenções. com o tempo utilizado, as atividades obtiveram sucesso em sua totalidade, resultando em uma troca de experiências e pensamentos entre os membros da equipe e as crianças.
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