INSTRUMENTOS ARTÍSTICOS A PROMOÇÃO EM SAÚDE MENTAL PARA ADOLESCENTES
Palavras-chave:
Adolescência, Emoções, ArteResumo
A adolescência é um ciclo da vida marcado por desafios e grandes conquistas, onde ocorrem mudanças físicas e psicológicas. Nessa fase de desenvolvimento como ponte para a vida adulta, o contexto social em que o sujeito está inserido pode influenciar suas emoções e comprometer o seu desenvolvimento, caso não haja intervenção e prevenção para a saúde psíquica desse sujeito, dando ênfase aos estudantes de escola em tempo integral, que carregam diante desse formato escolar, uma sobrecarga de estudos e conteúdos didáticos, ocasionando agentes desencadeadores de ansiedade. Deste modo o presente trabalho tem como objetivo atribuir atividades dinâmicas e propostas artísticas para o fortalecimento de emoções pacíficas e principalmente apoiando e acolhendo esses adolescentes. As visitas em campo foram iniciadas dia 24 de agosto, nesse dia ocorreu a primeira visita na instituição para a apresentação da equipe e reconhecimento do local. A metodologia adotada pela equipe se estabeleceu de encontros semanais na escola Estadual EEMTI Governador César Cals de Oliveira Filho, em Quixadá, onde as integrantes da equipe desenvolveram atividades para a turma de 1° ano do ensino médio, realizadas às quartas-feiras à tarde na disciplina de educação emocional. Foram promovidas rodas de conversa, repertório cultural e inclusão da arte buscando proporcionar saúde emocional, na busca de uma construção de uma rede de apoio, e no engajamento dos adolescentes em falar sobre seus sentimentos devido a resistência ao dar nome ao que sente e em acolher os sentimentos dos colegas de classe. No dia 14 de setembro ocorreu a primeira visita da equipe de práticas VI com a proposição de uma atividade, quando foi solicitado a escrita para apoio emocional em uma carta anônima com livre expressão artística para os alunos, houve significativa identificação das questões estressoras e, em alguns casos mais extremos, a completa indiferença, o que ressalta a urgência da inteligência emocional nesse espaço. No segundo encontro realizado dia 19 de outubro, quando solicitado autopercepção no manejo da massinha de modelar, os alunos se viam em desacordo ao que expressar, mas ao serem incentivados a “se apresentarem” com esse recurso, tiveram momentos de descontração além de terem espaço para externalizar sobre o Eu individual. As visitas ainda não foram encerradas e no decorrer das práticas VI de psicologia serão realizadas atividades relacionadas a arte, às vivências dos adolescentes e seus sentimentos com o objetivo de incentivar a comunicação emocional de forma artística e dinâmica. Contudo, através das intervenções, foi perceptível os bons resultados obtidos pelos jovens. Eles interagiram ativamente com as ações propostas pelos grupos. A metodologia utilizada facilitou a aplicação das ações e o aprendizado se torna cada vez mais eficiente quando unimos teoria e prática, e por meio destes se adquire a experiência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.