A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E COGNITIVAS NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Publicações Acadêmicas UNICATÓLICA
  • Ana Flávia de Sousa Lima Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil
  • José Ricardo Carvalho Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil
  • Maria Yasmin Amâncio de Oliveira Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil
  • Wanessa Maria Gomes da Silva Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil
  • Anice Holanda Nunes Maia Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil

Palavras-chave:

Competências Socioemocionais, Competências Cognitivas, Estimulação Cognitiva

Resumo

Este trabalho se dá a partir da disciplina de Práticas Integrativas VI, do curso de Psicologia e versa sobre aplicação de um projeto de intervenção relativo às competências socioemocionais e estimulação cognitiva.As atividades tiveram como objetivos principais a aplicação de instrumentais de sondagem relativos às competências emocionais e cognitivas que contribuem para o incremento das competências socioemocionais e os processos psicológicos, tais como atenção, memória e concentração. Utilizou-se a metodologia denominada relato de experiência desenvolvida por meio de atividades lúdicas. Realizou-se três encontros presenciais, com um público de trinta participantes, com faixa etária entre 7 a 15 anos, na Associação Grão de Mostarda que desenvolve um trabalho de reforço escolar no contra turno dos estudantes. No primeiro encontro, trabalhou-se o tema: “Começando nossa caminhada”: construção coletiva de um pacto para que os encontros pudessem se realizados de forma harmoniosa. No segundo encontro, aplicou-se um instrumental com temática relativa às emoções. A última intervenção, se deu por meio da aplicação de atividades voltadas para a estimulação cognitiva relacionadas com a memória, atenção e concentração. O resultado da participação das crianças e dos adolescentes foi coletado e registrado em tempo real. No último encontro, os participantes tiveram a oportunidade de dar feedback acerca do conteúdo trabalhado durante todas as atividades expressando oralmente sobre a experiências vividas ao longo das intervenções e o que estas causaram positivamente em suas vidas. Concluiu-se que as intervenções realizadas possibilitaram aos participantes conhecerem e refletirem sobre suas emoções, observarem que as emoções são sentidas de forma diferente pelas pessoas, mesmo se tratando das mesmas situações e como são importantes a utilização de atividades voltadas especificamente para a estimulação cognitiva em crianças e adolescentes.

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Publicado

2023-03-08